Uma pesquisa divulgada pela Universidade de Colônia e pela Universidade Mannheim-Heidelberg, da Alemanha, mostra que ingerir uma única dose de álcool altera permanentemente a morfologia dos neurônios cerebrais. A substância muda especificamente a estrutura das sinapses e a dinâmica da mitocôndria, que tem a função de gerar energia.
Ao usarem o modelo do sistema genético da mosca Drosophila melanogaster, também conhecida como mosca-das-frutas ou mosca-do-vinagre, os pesquisadores descobriram que mudanças na migração da mitocôndria nas sinapses reduzem o efeito de retrocesso do álcool.
Os resultados sugerem que o consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades, pode desencadear em vício. Por isso, os cientistas buscaram entender quais mudanças no cérebro acompanham a transição de doses esporádicas para altas doses, que acarretariam abuso de álcool.
Relacionadas
O estudo examinou os efeitos do consumo da substância em excesso no hipocampo (o controle central do cérebro). “Tentamos descobrir alterações moleculares dependentes de álcool”, explicou Henrike Scholz, o líder da pesquisa. “Tais alterações fornecem a base para modificações celulares permanentes depois de uma única intoxicação aguda. Os efeitos de uma única dose da bebida foram examinados nos níveis molecular, celular e comportamental.”
As hipóteses, testadas em moscas-das-frutas e em ratos, revelaram que mudanças induzidas pelo álcool ocorreram em duas áreas do cérebro dos animais: na dinâmica mitocondrial e no balanço entre as sinapses nos neurônios.
A mitocôndria é responsável por transmitir energia às células, especialmente às células nervosas. Para otimizar a entrega de energia, a mitocôndria se movimenta. E justamente esse movimento foi prejudicado nas células afetadas pelo álcool, assim como o balanço químico entre as sinapses.
Relacionadas
Essas mudanças se mostraram permanentes e foram confirmadas pelas mudanças comportamentais dos animais, que passaram a consumir mais álcool e tiveram recaídas ao longo de suas vidas.
Eu bebo porque sempre me disseram que o álcool elimina as células nervosas. Ótimo, eu só quero células calmas.
Quem avisa amigo é…não comprem carro a álcool e não abasteçam com álcool os carros “flex”…
Fiquei preocupado com o título da matéria. Mas depois, prestando atenção, UMA DOSE de álcool prejudica permanentemente o cérebro. Ufa! Ainda bem. Eu nunca tomo apenas UMA DOSE.
Pode até ter alguma coisa haver essa pesquisa, mas continuo dizendo que o maior causador de problemas no cérebro de uma pessoa é o esquerdismo!
Putz! o tal pesquisador chefe Henrike Scholz deve ter tomado todas na Oktoberfest!!!
É o que sempre digo, pouco ou muito faz mal, bebam muito!
Se for chopp não bebam , deixem que eu consumo se estiver geladinho.
De vez em quando a Oeste tem seu dia de IstoÉ, Veja, Foice de SP, etc. A gente perdoa, afinal ninguém é perfeito.
Prova de que o primeiro milagre de Jesus, transformar a água em vinho, foi um erro terrivel… Para os dípteros.
Roberto J. Lima O milagre de Jesus de transformar a água em vinho na verdade transformou a água suco de uva pois na língua original a mesma palavra pode ser usado tanto para o suco alcoólico quanto é o suco puro da uva e na tradição dos casamentos daquela época E cultura da região,as pessoas faziam durante uma semana provavelmente o suco da uva pra poder servir no casamento! por isso que é importante conhecer O contexto histórico via arqueologia.
Achei engraçado dizerem que as moscas tiveram “recaídas ao longo de suas vidas”.
Ao longo de suas longas vidas de cerca de um mês. Rs
Agora a álcool é a bola da vez! Existe uma corrente no mundo cujo unico objetivo é aterrorizar as pessoas. Quando eu era universitário, há mais de meio século a expectativa de vida no Brasil era de 60 anos. Hoje está por volta de 75 anos. E o consumo de álcool nesse período per capita deve ter aumentado muito. Talvez a pesquisa esteja correta pois a idioticde aumentou extraordinariamente principalmente naqueles da seita da canhota .
Não sei como o mundo evoluiu?
Será que os grandes cientistas nunca ingeriram uma dose de álcool?
Em excesso até água!
Tomo todos os dias 300ml de vinho tinto seco, (2×150) por recomendação médica, benefício cardíaco, agora vem um “sienti$ta” diz que faz mal!
No passado ovo era um veneno, erraram, azeite fazia mal, erraram… Até quando?
Já começaram a desestimular o consumo de carne e substituir por insetos, querem nos transformar em quê?
Estão esquecidos da biologia, ou fui enganado quando estudei esta matéria!
Cérebro de esquerdista já é pequeno e deformado,
Imagina o do ex-presidiário como está hoje em dia…
Tem razão, o problema é que o álcool previne o apodrecimento, tipo formol, por isso o larápio mantém-se vivo, mas não pensante, o problema que esta doença pega, por isso tanto asno querendo o ladrão de volta!