Acerto se refere ao comércio com a Irlanda do Norte
Mais um capítulo encerrado na história envolvendo o Brexit, movimento que resultará na saída em definitivo do Reino Unido da União Europeia (UE). Nesta terça-feira, 8, as duas partes acertaram questões relacionadas diretamente ao comércio com a Irlanda do Norte.
Leia mais: “Japão anuncia plano econômico de mais de 700 bilhões de dólares”
Parte do Reino Unido, a Irlanda do Norte é o elo terrestre com a União Europeia. A nação britânica faz fronteira com a República da Irlanda, país-membro da UE. Em meio ao Brexit, autoridades do Reino Unido ameaçaram impor exigências para importação e exportação de produtos norte-irlandeses, como aumentar taxas. Tais ameaças, entretanto, foram desfeitas com o novo acordo celebrado nesta semana. Caso contrário, representantes da União Europeia sinalizavam processar o Reino Unido por eventual quebra de lei internacional, informa a agência de notícias Ansa.
🇪🇺🇬🇧 Pleased to announce that thanks to hard work, @michaelgove and I have reached an agreement in principle on all issues re the #WithdrawalAgreement implementation. This will ensure it is fully operational as of 1 Jan, incl. the Protocol on Ireland/NI 👉 https://t.co/RaWNEVbxrt pic.twitter.com/1OCjapNd3F
— Maroš Šefčovič🇪🇺 (@MarosSefcovic) December 8, 2020