A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou neste sábado, 21, que o governo de milicianos e terroristas do Talibã no Afeganistão não será formalmente reconhecido pela União Europeia (UE), apesar de alguns países do bloco estarem mantendo diálogo com o grupo extremista.
As declarações da chefe da Comissão Europeia foram dadas durante visita a uma base aérea militar na Espanha. “Não há negociações políticas com o Talibã e não há reconhecimento do Talibã”, disse Von der Leyen. “[As negociações diplomáticas] São completamente distintas e separadas das negociações políticas ou de um eventual reconhecimento do futuro governo.”
Leia mais: “Soldados dos EUA e de outros países salvam crianças no Afeganistão”
Ainda segundo Von der Leyen, o bloco só investirá no Afeganistão se houver comprometimento do Talibã com o respeito aos direitos humanos e às liberdades. “Um bilhão de euros seriam reservados pela União Europeia para os próximos sete anos para ajuda no desenvolvimento do país, mas isso está vinculado a condições estritas: respeito aos direitos humanos, bom tratamento de minorias e respeito pelos direitos de mulheres e meninas”, afirmou.
Leia também: “Número 2 do Talibã chega a Cabul para formar novo governo”
Tem algum maluco com coragem de investir num lugar daqueles?
Biden, Xi Jinping, Putin e Merkel. Acordem!