publicidade
Mundo

União Europeia propõe sanções a Israel e suspensão de acordo comercial

Proposta da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi feita ao Parlamento na manhã desta quarta-feira, 10

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen | Foto: Justin Tallis/Reuters
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen | Foto: Justin Tallis/Reuters

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta quarta-feira, 10, que pretende sugerir ao Parlamento Europeu a suspensão parcial do acordo comercial com Israel, em razão dos desdobramentos do conflito em Gaza, que começaram com o ataque terrorista do Hamas, em 7 de outubro de 2023.

A proposta de Leyen inclui também sanções direcionadas a ministros do governo de Benjamin Netanyahu (que ela chama de “extremistas”) e pessoas envolvidas em atos violentos. Segundo ela, a intenção da comissão é restringir o apoio bilateral a Israel e tentar não afetar setores da sociedade civil.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Leyen disse que a crise humanitária em Gaza provocou grande impacto internacional e mencionou o recente bloqueio financeiro à Autoridade Palestina.

Preocupações com a solução de dois Estados e resposta do Parlamento

Segundo ela, esses episódios prejudicam a viabilidade da solução de dois Estados. “Não podemos deixar isso acontecer”, afirmou Leyen. “Eu quero começar com uma mensagem muito clara: provocar a fome nunca pode ser uma arma de guerra. Pelas crianças, pela humanidade, isso precisa parar.”

Ela reconheceu que a aprovação das medidas no Parlamento Europeu deve enfrentar resistência, observando que “essas medidas serão consideradas muito para alguns e muito pouco para outros. Mas precisamos assumir responsabilidades”.

O anúncio provocou reações positivas de parlamentares que apoiam Gaza, mas críticas pesadas de quem reconhece que os terroristas do Hamas mandam na região. Para eles, a decisão de Ursula von der Leyen é uma afronta ao direito de defesa de Israel.

Presidente da Comissão Europeia também fala sobre desafios globais

Neste primeiro discurso de Leyen ao Parlamento desde sua recondução ao cargo, em julho de 2024. Ela também frisou a necessidade de a Europa buscar autonomia, especialmente nos setores de defesa, energia e comércio. “A Europa está em uma luta. E não se enganem: essa é uma luta por nosso futuro.”

+ Atores e cineastas anunciam boicote a instituições de Israel

Para a presidente da comissão, os líderes europeus devem encarar as dificuldades atuais, já que o cotidiano da população tem se tornado mais desafiador e o custo de vida, mais elevado. Ela declarou que não há espaço para nostalgia e destacou que as definições de uma nova ordem mundial estão em curso.

Leyen reforçou ainda o compromisso europeu de apoiar a Ucrânia militar e financeiramente, além de investir mais em defesa, com o objetivo de garantir a própria segurança. “Quando falamos em independência, falamos em escolher nosso destino. E é isso que os europeus merecem, porque a Europa é uma ideia de liberdade e força mútua”, afirmou.

Leia também: A verdade que não nos contam sobre Gaza, reportagem de Brendan O’Neill, da Spiked, na Edição 286 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    A Europa vem trilhando caminhos errados há muito tempo. Sob a desculpa do “humanismo” está abrindo suas fronteiras aos seus inimigos que sempre deram provas de não aceitar a cultura dos países que os acolhem, mas o desejo de impor a sua incultura a esses mesmos países. Esses imigrantes aumentam a insegurança e a criminalidade de todo o tipo nas cidades onde se instalam, fazendo sofrer a população local. A agora essa senhora trata de ajudar esses mesmos inimigos no exterior criticando e propondo cancelamentos de acordos com Israel, o que, na prática significa ajudar o Hamas. A cultura “woke” está minando o Ocidente, particularmente a Europa.

  2. Paulo
    Paulo

    Sra Ursula van der Leyen. Concordo com a senhora na punição de Israel mas, com uma condição: que cada país da Europa, exponha em praça pública a cabeça de um bebê israelense decapitado pelo Hamas. E, um deles, a senhora Leyen deveria expor na porta da sua casa.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.