Os países da União Europeia (UE) concordaram em suspender as restrições de viagens para os países do sul da África na segunda-feira 10. O anúncio foi feito pelo governo da França, que exerce a presidência rotativa da UE, em uma publicação do Twitter.
🔴🇪🇺 Member States have agreed this morning at IPCR meeting to lift the emergency break to allow air travel to resume with southern African countries. (…) 1/2 ⤵️
— Présidence française du Conseil de l’UE 🇫🇷🇪🇺 (@Europe2022FR) January 10, 2022
A decisão pode ter sido influenciada pela diminuição das mortes relacionadas à covid-19 registradas na África do Sul na semana passada. Apesar da suspensão, as pessoas que vão visitar as regiões devem apresentar um teste de PCR negativo antes de embarcar e fazer outro no máximo 72 horas antes do retorno.
A proibição das viagens para Botswana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia, África do Sul e Zimbabué tinha sido instituída pela União Europeia em novembro de 2021. Antes de a UE se manifestar, outros países, como Reino Unido e Estados Unidos, já tinham suspendido as proibições das viagens à África.