Estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, no interior da Holanda, apresentaram um carro de corrida elétrico com tempo de carregamento de incríveis três minutos e 56 segundos. De acordo com a equipe dona do projeto, trata-se do carro elétrico de corrida de longa distância com carregamento mais rápido do mundo.
Leia também: “Mulheres indianas são violentadas e obrigadas a andar nuas”
Desenvolvida nos últimos dois anos e meio pela equipe InMotion, a atual bateria do veículo é capaz de cortar em 66% o tempo de carregamento atingido anteriormente. No ano passado, foram necessários 12 minutos para completar a carga. O módulo de eletricidade tem capacidade total de 322 quilowatts (kW), e 29,2 kW por hora, além de uma autonomia de 250 quilômetros com uma carga.
O segredo do carro elétrico com carga ‘a jato’
O segredo para o carregamento revolucionário está na inovadora tecnologia de resfriamento da bateria. No geral, quando baterias são carregadas rapidamente, muito calor é liberado, causando assim a degradação do material e perda de capacidade para futuras utilizações.
Leia também: “Fisiculturista mais velho do mundo tem 90 anos, treina três vezes por semana e come cogumelo”
A solução foi encontrar uma forma de resfriar a bateria a nível celular. Eles fizeram vários testes provocando o descarregamento do carro em ritmo de corrida por 24 horas e, mesmo assim, não houve degradação acentuada. O resfriamento no nível da célula ainda não é comum em carros elétricos, então a InMotion também desenvolveu seus próprios módulos — o funcionamento e a aplicação do método são segredos dos alunos.
Enquanto o sistema atual é projetado especificamente para carros de corrida, os alunos querem tornar a direção elétrica mais fácil — e, portanto, mais acessível — para os consumidores em geral.
Leia também: “Nikolas Ferreira aciona o Ministério Público contra repasse do governo Lula para cooperativa do MST”
Neste verão, a equipe fará o carro rodar e vai testá-lo na pista. Os desafios resultantes serão trabalhados pela próxima turma de graduados do InMotion.