A vacina experimental chamada SurVaxM obteve resultados significativos contra a evolução da doença de glioblastoma, um tipo de câncer muito agressivo no cérebro. Com isso, o fabricante MimiVax iniciou testes e pesquisas que estão sendo desenvolvidos no centro Roswell Park Comprehensive, nos Estados Unidos.
O produto se mostrou capaz de reduzir a evolução da doença e conseguiu dobrar o tempo de vida das pessoas com câncer no cérebro. Alguns pacientes foram de 15 a 26 meses de vida depois de receber as doses da vacina.
No total, 270 pessoas estão participando do experimento. Outros dez centros médicos localizados na China e nos Estados Unidos poderão usar a SurVaxM em testes.
Conheça a vacina experimental SurVaxM
A Vacina SurVaxM é administrada no mínimo em quatro doses e leva o corpo a combater uma proteína chamada survivina, encontrada em tumores cerebrais. Algumas pesquisas revelam que, se a survivina for encerrada, as células cancerígenas não sobrevivem.
O produto é projetado para reconhecer “células cancerígenas que expressam survivina como estranhas e estimular a resposta imune do próprio paciente para controlar o crescimento e a recorrência do tumor”, explica a farmacêutica MimiVax.
Conforme informações da MimiVax, a vacina pode ser utilizada para outros tipos de câncer. “Embora o SurVaxM tenha sido testada pela primeira vez em câncer cerebral, a survivina está presente na maioria dos cânceres, incluindo de ovário, rim, linfoma, próstata e câncer de mama”, afirma fabricante, em comunicado.