Dois militantes do movimento autointitulado Just Stop Oil, em tradução livre “Pare o Petróleo”, vandalizaram a obra de arte Vénus Rokeby, nesta segunda-feira, 6. O caso ocorreu no museu National Gallery, em Londres, no Reino Unido.
O retrato é de autoria do pintor espanhol Diego Velázquez e foi produzido em 1647 com óleo sobre a tela. Para o português, o nome da obra é traduzido como Vênus ao Espelho.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Os vândalos fazem parte de um grupo que luta contra as mudanças climáticas e foram identificados como Hanan, de 22 anos, e Harrison, de 20 anos. Eles acabaram presos depois dos atos de vandalismo pela Polícia Metropolitana de Londres.
Os dois utilizaram um martelo para bater e quebrar um vidro que protegia a obra de arte. Em seguida, eles gritaram palavras de ordem para que o governo inglês suspendesse os novos projetos de petróleo e gás.
Leia também: “Creche na Alemanha não quer mais ser chamada ‘Anne Frank'”
Além disso, os dois vândalos estavam acompanhados de um grupo de manifestantes que marchava lentamente na estrada de Whitehall, que abriga diversos edifícios do governo do Reino Unido.
“As mulheres não obtiveram o voto por meio do voto”, gritaram os manifestantes durante a marcha. “É hora de ações e não de palavras. É hora de simplesmente parar o petróleo.”
Obra vandalizada em 1914
Essa não é a primeira vez que a Vénus Rokeby foi depredada. Em 1914, um homem deixou sete cortes na pintura em um protesto contra a prisão de uma colega. Na ocasião, a obra foi reparada com sucesso.
Em 2022, manifestantes do “Just Stop Oil” colocaram as mãos na moldura da pintura The Hay Wain, do artista inglês John Constable. A obra também está exposta no museu National Gallery.
Leia mais: “Empresa diz ter comprado terras para ‘cidade secreta’ na Califórnia”
Deixaria eles presos durante todo o período de restauração da tela, numa cela onde dó passasse o vídeo de todo o processo, minuto a minuto.
São cancros da sociedade…
As teses extremistas dos globalistas apoiados pela esquerda produzem indivíduos com esse nível de estupidez. Será que eles sabem o que significa abandonar o petróleo como fonte de energia, além de todos os produtos que derivam do petróleo? Pela idade que têm, eles não tem formação suficiente para saber o que estão querendo. Apenas repetem o que lhes mandaram fazer.
Massa de manobra. Nem sabe as terríveis consequências do que desejam.