-Publicidade-

Vaticano põe panos quentes sobre declarações de Francisco

Santa Sé garante que falas do pontífice acerca do relacionamento entre gays foram tiradas de contexto
Papa Francisco gravou discurso para a ONU | Foto: Reprodução/Twitter
Papa Francisco gravou discurso para a ONU | Foto: Reprodução/Twitter | papa francisco - onu - amazônia

Santa Sé garante que falas do pontífice acerca do relacionamento entre ‘gays’ foram tiradas de contexto

vaticano
Líder da Igreja Católica tem proferido discursos polêmicos | Foto: Reprodução/Twitter

A Secretaria de Estado do Vaticano informou que as declarações do papa Francisco sobre a união civil homossexual não mudam o posicionamento da Igreja Católica acerca do tema. E que as falas do pontífice sobre o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo foram tiradas de contexto. O documento oficial da Santa Sé que trata do assunto foi enviado a embaixadores religiosos ao redor do mundo, na semana passada, e veio a público na segunda-feira 2. Tudo começou depois da estreia do documentário Francesco, em 21 de outubro. No filme, Francisco afirma que homossexuais têm o direito de estar em uma família e que as leis de união civil para gays são necessárias.

“As pessoas homossexuais têm o direito de estar em uma família. Elas são filhas de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deverá ser descartado ou ser infeliz por isso. O que precisamos criar é uma lei de união civil. Dessa forma, eles são legalmente contemplados”, afirmou Sua Santidade.

Contudo, segundo o Vaticano, o documentário cortou comentários em que o papa expressou oposição ao casamento homossexual e que deixavam claro que ele se referia às leis de união civil, promulgadas em alguns países para regular benefícios, como plano de saúde. Francisco teria dito que “falar em casamento entre pessoas do mesmo sexo é algo incongruente”. Essa frase, informou o Vaticano, foi cortada: “Há mais de um ano, durante uma entrevista, o papa Francisco respondeu a duas perguntas distintas em dois momentos diferentes que, no mencionado documentário, foram editadas e publicadas como uma só resposta, sem a devida contextualização, o que gerou confusão”.

Leia também: “Vaticano renova acordo com o Partido Comunista da China”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

6 comentários

  1. O Vaticano tem agido de forma dúbia sobre esse grave tema que não que não deveria haver dúvidas. Como católico, lamento esse tipo de atitude. O papa recebeu “casais gays” em várias ocasiões em meio a sorrisos e gentilezas que transparece uma aprovação implícita da prática homossexual, algo que contraria frontalmente a doutrina católica. Depois vem a afirmação da necessidade de leis civis e agora um recuo. Na verdade, o Vaticano dá 2 passos para frente e recua 1. É a tática de avançar quebrando a resistência de quem se opõe. O fato é que assistimos semanalmente um escândalo novo que perturba a fé dos católicos que querem viver sua vida espiritual com doutrina correta e sem erros.

  2. Ou o Sr da informação completa ou , assim , e´imprecisa. .
    Para ¨analizar¨ o leitor precisa saber :
    1) quem e´o Diretor do ¨documentario¨.
    2) este Diretor e´gay ( acho correto esclarecer ).Quem sou eu para julgar!!!!
    3) o Bergoglio assistiu e autorizou o ¨documentario¨reunindo-se por meses
    com este Diretor para previamente ¨corrigir¨eventuais imprecisões .
    4) o Bergoglio e´co-autor do ¨documentario¨.
    Nenhum Chefe da Igreja Catolica antes do Bergoglio imaginou de produzir um ¨documentario¨ com tanta superficialidade.
    Ergo, a Secretaria de Estado ¨¨ trata ¨¨ de por panos quentes………….. mas ,evidentemente, sem resultado.
    Pax vobiscum.

  3. Isso me lembra Vinícius de Moraes e seu poema
    ” O dia da criação”:

    …” Do Genesis cap. I versículo 27
    Macho e fêmea os criou
    Depois disso eu
    Acho que não precisa dizer mais nada”…

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês