publicidade
Mundo

Veja as primeiras imagens da missão da Nasa e da SpaceX rumo à Lua

Espaçonave Odysseus deve fazer tentativa de pouso na quinta-feira 22

Imagem que mostra a espaçonave utilizada pelos Estados Unidos
As primeiras imagens da IM-1 foram capturadas pouco tempo depois de a nave se separar do foguete | Foto: Divulgação/Intuitive Machines

No sábado 17, a empresa norte-americana Intuitive Machines divulgou as primeiras imagens da espaçonave utilizada pelos Estados Unidos para fazerem um novo pouso na Lua. A missão, em conjunto com a Nasa e a SpaceX, foi batizada como IM-1. 

O objetivo da parceria é estabelecer o primeiro pouso bem-sucedido na Lua por uma empresa privada. A nave Odysseus, também chamada de Odie, estava a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX e foi lançada ao espaço na quinta-feira 15. 

Receba nossas atualizações

Leia mais em: “Vídeo: Nasa e SpaceX lançam missão à Lua”

As imagens da IM-1 foram capturadas na sexta-feira 16, pouco tempo depois de a espaçonave ter se separado do foguete. 

Espera-se que a Lua, que orbita a cerca de 400 mil quilômetros de distância da Terra, dê a Odie um suave “puxão” gravitacional. Isso ocorrerá à medida que a sonda se aproximar dela, de maneira a puxar o veículo em direção à sua superfície, cheia de crateras.

Por dentro da missão da Nasa com a SpaceX, que quer chegar à Lua

Momento do lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX | Foto: Divulgação/SpaceX/Twitter/X
Momento do lançamento do foguete Falcon 9, da SpaceX, que transportou a nave Odie | Foto: Divulgação/SpaceX/Twitter/X

A missão estava programada para ser lançada na quarta-feira 14, mas um problema com a temperatura do propulsor necessário para alimentar a espaçonave atrasou a tentativa em 24 horas.

O IM-1 é o primeiro de três voos do módulo de pouso da classe Nova-C, que foi projetado e desenvolvido sob o contrato de Serviços de Carga Útil Lunar Comercial (CLPS) da Nasa. A ideia é ajudar a apoiar a campanha Artemis e o desenvolvimento comercial na Lua.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

China, Índia e Japão são, até agora, as únicas nações que aterrissaram na Lua no século 21. Diante disso, os Estados Unidos têm feito vários investimentos para voltar a pousar no planeta depois de cinco décadas.

Odie deve fazer sua tentativa de pouso em 22 de fevereiro, visando uma cratera perto do polo sul da Lua. Se a nave falhar, a IM-1 vai se juntar a uma lista de missões recentes que não tiveram sucesso em aterrar na Lua.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.