Vestígios de pólio são encontrados nos esgotos de Londres

Segundo a Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, nenhum caso associado de paralisia foi detectado
-Publicidade-
Vestígios de pólio foram encontrados em Londres
Vestígios de pólio foram encontrados em Londres | Foto: Meklit Mersha/Unicef

A Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA) anunciou na quarta-feira 22 que um vírus da poliomielite derivado da vacina foi detectado em esgotos no norte e no leste de Londres entre fevereiro e abril.

“É importante notar que o vírus foi isolado apenas de amostras ambientais, e nenhum caso associado de paralisia foi detectado”, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a entidade, é “importante que todos os países, especialmente aqueles com alto volume de viagens e contatos com áreas afetadas pela pólio, reforcem a vigilância para detectar rapidamente qualquer importação de vírus e facilitar uma resposta rápida”. Ainda de acordo com a OMS, “qualquer forma de poliovírus, onde quer que seja encontrada, representa uma ameaça para as crianças no mundo inteiro”.

-Publicidade-

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia permanente.

Apesar de o poliovírus selvagem ser a forma mais conhecida de poliovírus, há outra forma de poliovírus que pode se espalhar dentro das comunidades: o poliovírus circulante, derivado da vacina (cVDPV). Os cVDPV são raros, mas se tornaram mais comuns nos últimos anos em virtude das baixas taxas de vacinação em algumas comunidades.

Os poliovírus circulantes derivados da vacina tipo 2 (cVDPV2) são os mais prevalentes, de acordo com a Iniciativa Global de Erradicação da Poliomielite, uma parceria público-privada liderada por governos nacionais com seis grandes parceiros, incluindo a OMS.

Em todo o mundo, 959 casos foram confirmados em 2020.

Leia também: “Reino Unido recomenda vacinação contra varíola dos macacos”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. a Noruega, o país mais poluidor da bacia da Amazonia, declarou que só volta a contribuir com o Fundo da Amazonia se houver troca de governo. O governo da Noruega, que congelou seus repasses ao Fundo Amazônia por não concordar com as políticas ambientais do governo de Jair Bolsonaro (PSL), é o maior acionista da mineradora Hydro Alunorte, acusada de ter provocado um acidente ambiental com água contaminada na cidade de Barcarena (PA) no ano passado. A empresa norueguesa é ainda acionista majoritária de outra mineradora na região: a Albras….govenozinho noruegues corruPTo alinhado com a agenda progressista

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.