Depois de 12 horas presas, sete crianças e um adulto foram resgatados de um teleférico que ficou pendurado, no Paquistão. Esse é o único meio de transporte que liga duas comunidades e funciona com dois cabos, um dos quais se rompeu no incidente.
O grupo viajava para a escola, quando o acidente aconteceu — a mais de 365 metros de altura. Por estar em uma região remota e montanhosa do país, os socorristas enfrentaram dificuldades para retirar as crianças e os adolescentes. Em alguns momentos, as equipes chegaram a suspender a operação.
Leia mais: “Pai quebra vidro do carro e salva bebê que ficou preso”
O resgate ocorreu com a ajuda do Exército do Paquistão, que forneceu dois helicópteros. Em certo momento, os militares precisaram paralisar os trabalhos e retornar para a base.
Durante as cerca de 12 horas presas, as crianças e o professor ficaram muito tempo sem acesso à água potável. Um dos alunos chegou a desmaiar por causa do calor e do medo.
A equipe de resgate entregou medicamentos para náusea e para o sistema cardiovascular, ao receber a informação de que algumas crianças tinham vomitado.
“O teleférico está suspenso por uma única corda”, disse à AFP Abdul Basit Khan, um funcionário da agência de resgate da Província de Khyber Pakhtunkhwa. “Dentro do teleférico, há um mínimo de oito ocupantes, principalmente crianças em idade escolar.”
Fechamento de teleféricos sem manutenção
O primeiro-ministro interino paquistânes, Anwar-ul-Haq Kakar, ordenou o imediato fechamento de teleféricos que estejam há muito tempo sem manutenção, de acordo com um comunicado de seu gabinete.
Muitas crianças, que vivem em partes remotas e montanhosas na Região Norte do Paquistão, dependem de teleféricos para ir e voltar da escola. Algumas delas estão sem manutenção regular e se tornam uma forma arriscada de viajar.