Vídeos mostram a passagem de mais de 20 tornados que atingiram os Estados Unidos, nesta sexta-feira, 26. O fenômeno deixou rastro de destruição pelos Estados de Nebraska, Texas e Kansas. O período de maior atividade de tornados começa em abril e há previsão de novos fenômenos neste fim de semana.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
De acordo com o jornal O Globo, outros três Estados norte-americanos podem ser atingidos pelos tornados e estão em alerta: Missouri, Oklahoma e Iowa. Em Omaha, cidade de Nebraska, centenas de casas foram destruídas pelo tornado e duas pessoas ficaram feridas.
Em outra cidade do Estado, Lancester County, um tornado danificou um prédio, onde cerca de 70 pessoas estavam. O incidente deixou três feridos. Outra cidade atingida foi Elkhorn.
Regiões atingidas pelos tornados ficam sem energia nos EUA
“Parece que muitas casas estão destruídas e muitas casas também apresentam danos significativos”, explicou Kathy Bossman, chefe dos bombeiros, para a emissora CBS. “Temos cortes de energia, temos linhas de energia caídas, temos vazamentos de gás, temos estruturas instáveis, temos árvores caídas.”
Leia também: “Tornado mata três pessoas nos EUA”
Um morador de Elkhorn, Pat Woods, conversou com a agência de notícias Associated Press e disse presenciar todo o fenômeno.
“Assistimos ele pousar a cerca de 200 metros de distância e então nos abrigamos”, contou Woods. “Podíamos ouvi-lo passando. Quando subimos, nossa cerca havia desaparecido e olhamos para o noroeste e toda a vizinhança desapareceu.”
Leia mais: “Tornado causa danos no interior de Santa Catarina; veja o vídeo”
Os tornados foram registrados entre o Estado de Texas e Iowa, onde moram cerca de 20 milhões de norte-americanos. Além disso, a região também foi atingida por ventos fortes e granizo, de acordo com a emissora ABC.