publicidade
Mundo

EUA ampliam ataques ao Irã; e Trump avalia nova ofensiva militar

Conflito entra no quinto dia seguido de bombardeios; enquanto Teerã rejeita acordo, Washington anuncia sanções

Segundo Trump, o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), firmado em 2015 entre o Irã e potências mundiais, teria facilitado o caminho de Teerã para a obtenção de uma arma nuclear | Foto: Reprodução/Flickr
O governo norte-americano anunciou mais sanções relacionadas aos programas de proliferação nuclear do Irã e da Rússia | Foto: Reprodução/Flickr

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

Os Estados Unidos intensificaram sua ofensiva contra o Irã pela quinta noite consecutiva, realizando novos ataques a alvos militares iranianos, conforme informado pelo Comando Central dos EUA. O presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, rejeitou acordos que não beneficiem o país, afirmando que as Forças Armadas têm liberdade para responder a agressões. Simultaneamente, o governo dos EUA anunciou novas sanções relacionadas à proliferação nuclear.

Os Estados Unidos mantiveram a ofensiva contra o Irã pela quinta noite consecutiva. Nesta quinta-feira, 16, o Comando Central dos EUA informou que realizou uma nova série de ataques contra alvos militares iranianos ligados às ameaças ao Estreito de Ormuz.

Enquanto as operações avançam, o presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, voltou a rejeitar qualquer acordo que, segundo ele, não beneficie o país.

Receba nossas atualizações

Petróleo Foto satellitar do Estreito de Ormuz | Foto: divulgação
Foto do Estreito de Ormuz | Foto: Reprodução/Google Maps

Trump avalia ampliar operação militar

Segundo reportagem do Wall Street Journal, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avalia ampliar a campanha militar contra o Irã. Entre as alternativas em análise estão ataques aéreos de maior escala, operações terrestres nas proximidades do Estreito de Ormuz e bombardeios contra outros alvos ligados ao programa nuclear iraniano.

Leia também: “Indicado de Trump para ser embaixador no Brasil cita crime organizado como desafio

Ao mesmo tempo, o governo norte-americano anunciou mais sanções relacionadas aos programas de proliferação nuclear do Irã e da Rússia. De acordo com o Departamento do Tesouro, as medidas buscam interromper redes que contribuem para programas considerados sensíveis pelos EUA.

A imprensa estatal iraniana informou que ataques norte-americanos atingiram a cidade portuária de Bandar Abbas, no sul do país, às margens do Estreito de Ormuz. Segundo a emissora oficial, pelo menos três explosões foram registradas na região.

Israel anuncia morte de comandante do Hamas

As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram a morte de Nihad Riyad Abd al-Rahim Arouq, comandante de seção do Batalhão Shati, do grupo terrorista Hamas, no norte da Faixa de Gaza.

Segundo os militares israelenses, o integrante do grupo terrorista participou da invasão a Israel em 7 de outubro de 2023. Desde o início da guerra, ele treinava novos integrantes do Hamas e planejava ataques contra soldados das FDI e civis israelenses.

Israel informou que eliminou Arouq em um ataque aéreo direcionado por considerá-lo uma ameaça às tropas que atuam na Faixa de Gaza.

+ Entenda mais sobre notícias de Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade