O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, nesta quarta-feira, 22, que a Rússia se compara ao vilão fictício Lord Voldemort, da série de livros e filmes Harry Potter. A provocação aconteceu um dia antes da reunião na qual o governo ucraniano deverá dar mais um passo em direção ao parecer favorável para se juntar à União Europeia.
O comentário de Volodymyr Zelensky aconteceu durante videoconferência, enquanto respondia a algumas perguntas de estudantes da Escola Munk de Assuntos Globais e Políticas Públicas, da Universidade de Toronto, no Canadá. Quando questionado por um aluno sobre as comparações que costuma receber, como ao líder britânico da Segunda Guerra Mundial Winston Churchill e ao personagem Harry Potter, o presidente aproveitou para atacar a Rússia de maneira “descontraída”.
“Obrigado por essas comparações gentis. Harry Potter é melhor que Voldemort, e sabemos quem Voldemort é nessa guerra, e quem é Harry Potter, então sabemos como a guerra irá terminar”, afirmou Volodymyr Zelensky, com um sorriso estampado no rosto.
Além da provocação, Zelensky aproveitou para exaltar os ucranianos, ao ser perguntado sobre quais eram seus exemplos a ser seguidos. “O povo da Ucrânia… e há muitos deles”, disse o presidente. “Um fazendeiro ucraniano comum que levou seu trator e fechou uma estrada para os tanques russos, uma mulher comum que tenha saído e impedido o avanço de veículos blindados com suas próprias mãos… Essas são as pessoas que eu admiro.”
Anexação à UE
A Ucrânia está cada vez mais próxima de se tornar membro integrante da União Europeia, o bloco de países da Europa que compartilham regras políticas, econômicas e sociais. Na terça-feira 21, o ministro francês de Assuntos Europeus, Clément Beaune, informou que “houve um consenso total para avançar com esse reconhecimento o mais rápido possível.”
Acompanhado pelo francês, o ministro de Relações Exteriores de Luxemburgo, um dos 27 países pertencentes à UE, também comentou sobre a anexação da Ucrânia ao bloco: “Estamos trabalhando para dizer a Putin que a Ucrânia pertence à Europa, que também defenderemos os valores que a Ucrânia defende”.
No dia 17 de junho, o bloco continental emitiu um parecer favorável para aceitar os ucranianos na entidade, oferecendo ao país o “status de candidato”. O ingresso é considerado estratégico para o enfrentamento da guerra com a Rússia, que já dura quase quatro meses.
Lula tem acenado com várias propostas de Cunha esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico. Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Bravo, Zelenskyy!! Nesse momento você age realmente como um Churchill, que conduziu seu país com coragem e dignidade contra um inimigo forte e mau.
A maioria das pessoas, como alguns comentaristas neste site, teria agido como um Pétain ou teria corrido da luta e se escondido debaixo da saia da vovó ou se fosse rico, estaria num exílio de luxo.
Zelenskyy mostra que ainda existe caráter e coragem num mundo sem valores.
O país do cara em guerra e ele em live com estudantes canadenses, é sério?
ELE NÃO CONHECE O ALEX!!!!!
Os ucranianos elegeram um ‘Boulos’ da vida… E agora José-lensky ??…
ZXelensky é um imbecil.