O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta sexta-feira, 6, que convidou os líderes alemães Frank-Walter Steinmeier, presidente do país, e o chanceler Olaf Scholz para visitar a Ucrânia em 9 de maio.
“Eles podem dar esse passo político muito poderoso e vir à Ucrânia em 9 de maio”, disse Zelensky, durante um pronunciamento no instituto político Chatham House, em Londres. Nessa data, a Rússia comemora a derrota dos nazistas pela então União Soviética na Segunda Guerra Mundial.
Autoridades do Ocidente acreditam que o presidente russo, Vladimir Putin, poderia usar a data para fazer um anúncio sobre a invasão à Ucrânia, aumentando o conflito. A Alemanha faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que apoia a Ucrânia. Até o momento, contudo, o chanceler alemão ainda não visitou a Ucrânia.
Relacionadas
O chanceler Scholz teve alguns desentendimentos com a Ucrânia nas últimas semanas, pela recusa do país em convidar o presidente Steinmeier para fazer uma visita. Isso porque, anteriormente, as autoridades ucranianas acusavam o presidente Steinmeier de ter se aproximado dos russos no período em que o líder era ministro das Relações Exteriores.
De acordo com o tuíte publicado por Zelensky na quarta-feira 5, a conversa por telefone com as lideranças da Alemanha apaziguou a situação. “Agradeço o forte apoio alemão à Ucrânia”, escreveu o presidente ucraniano.
Had a good, constructive, important conversation with 🇩🇪 Federal President Mr. Steinmeier. Thanked for strong support for 🇺🇦. Expect it to be intensified. 🇩🇪leadership is important to counter 🇷🇺 aggression. Informed about situation on the frontline, critical situation in Mariupol
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 5, 2022
Os líderes alemães ainda não informaram se vão aceitar ao convite de Zelensky. Baerbel Bas, presidente do Parlamento alemão, deve visitar a Ucrânia no domingo 8 e Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores alemã, também deve realizar uma visita em breve.
Acho que ele poderia chamar o Lula, maior ladrão mundial.