Zelensky convida líderes alemães para visita à Ucrânia

Encontro pode ocorrer em 9 de maio
-Publicidade-
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em conversa com o ex-presidente dos EUA George Bush | Foto:Reprodução/Redes Sociais
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, em conversa com o ex-presidente dos EUA George Bush | Foto:Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta sexta-feira, 6, que convidou os líderes alemães Frank-Walter Steinmeier, presidente do país, e o chanceler Olaf Scholz para visitar a Ucrânia em 9 de maio.

“Eles podem dar esse passo político muito poderoso e vir à Ucrânia em 9 de maio”, disse Zelensky, durante um pronunciamento no instituto político Chatham House, em Londres. Nessa data, a Rússia comemora a derrota dos nazistas pela então União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

Autoridades do Ocidente acreditam que o presidente russo, Vladimir Putin, poderia usar a data para fazer um anúncio sobre a invasão à Ucrânia, aumentando o conflito. A Alemanha faz parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que apoia a Ucrânia. Até o momento, contudo, o chanceler alemão ainda não visitou a Ucrânia.

-Publicidade-

O chanceler Scholz teve alguns desentendimentos com a Ucrânia nas últimas semanas, pela recusa do país em convidar o presidente Steinmeier para fazer uma visita. Isso porque, anteriormente, as autoridades ucranianas acusavam o presidente Steinmeier de ter se aproximado dos russos no período em que o líder era ministro das Relações Exteriores.

De acordo com o tuíte publicado por Zelensky na quarta-feira 5, a conversa por telefone com as lideranças da Alemanha apaziguou a situação. “Agradeço o forte apoio alemão à Ucrânia”, escreveu o presidente ucraniano.

Os líderes alemães ainda não informaram se vão aceitar ao convite de Zelensky. Baerbel Bas, presidente do Parlamento alemão, deve visitar a Ucrânia no domingo 8 e Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores alemã, também deve realizar uma visita em breve.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.