O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu na terça-feira 9, aos Estados Unidos que não atrasem a ajuda à Ucrânia até depois das eleições presidenciais de novembro. Ele está em Washington para participar da 37ª Cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que começou na terça-feira e vai até quinta-feira 11.
Now in Washington. Today marks the beginning of the NATO Summit.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 9, 2024
We are fighting for more air defense systems for Ukraine, and I’m confident we will succeed. We are also striving to secure more aircraft, including F-16s. Additionally, we are pushing for enhanced security… pic.twitter.com/ydkHQjK6RL
O mandatário expressou incerteza sobre as ações de Donald Trump caso ele vença a eleição, visto que Trump criticou repetidamente a extensão da ajuda norte-americana a Kiev. Zelensky apelou aos líderes políticos dos EUA para que aprovem novos auxílios antes do pleito.
“Todos estão à espera de novembro”, disse Zelensky. “Os norte-americanos estão à espera de novembro, a Europa, o Oriente Médio, o Pacífico, o mundo inteiro está olhando para novembro e, falando verdadeiramente, Putin também espera por novembro”.
Para o presidente ucraniano, é “hora de sair das sombras, de tomar decisões fortes, de agir” e não esperar por novembro ou qualquer outro mês. Desde o início do conflito, o apoio financeiro dos EUA à Ucrânia já ultrapassou € 20 bilhões.
Zelensky está particularmente interessado no resultado das eleições norte-americanas, já que o atual presidente Joe Biden expressou apoio incondicional à Ucrânia, enquanto Trump declarou que, se eleito, condicionará o fornecimento de equipamentos a um acordo de paz com a Rússia.
Zelensky fala de relacionamento com Trump
Também na terça-feira, Zelensky afirmou que “não conhece” Trump “muito bem”, mas lembrou de “boas reuniões” com ele durante sua presidência, antes da invasão russa da Ucrânia.
Quando questionado sobre a opinião de Vladimir Putin em relação a Biden e Trump, Zelensky comentou que ambos “são muito diferentes, mas apoiam a democracia”. Por essa razão, o presidente ucraniano pensa que Putin vai “odiar ambos”.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Enquanto continuar a guerra , não terá novas eleições na Ucrânia , se o Trump conseguir um acordo de paz a guerra para e aí as eleições na Ucrânia vão acontecer. Será que isso interessa ao Zelensky?
passou da hora de a OTAN se apresentar como representante oficial e legal da EUROPA.
defender a UCRÂNIA e impedir que o Sr Putin expanda o império Russo, pois está encontrando uma exagerada facilidade.
ninguém contesta objetivamente as iniciativas indevidas Russas. Está sendo cometido crime de guerra e o mundo está de braços cruzados.
o Putin está encontrando um terreno aberto e sem defesas.
ACORDAM: OTAN – USA – EUROPA e ÁSIA.