Na noite da terça-feira 31, o presidente Lula ligou para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e pediu que ele fosse encontrá-lo. O deputado alagoano não sabia, mas a reunião também contaria com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O motivo era simples, Lula pediu ajuda a Lira para aprovar as pautas econômicas, que o governo consideram prioritárias, na Câmara. Após ouvir o presidente, Lira explicou que o Executivo tem dificuldades de se relacionar com os deputados, pois, segundo ele, o governo fazia acordos com a Casa para aprovar propostas e, depois, o presidente vetava.
+ Centrão pede a Lula vice-presidências da Caixa, comando do FNDE e mais
Como exemplo, o presidente da Câmara citou os projetos de lei do arcabouço fiscal, do marco legal das garantias e do voto de qualidade do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).
Lula pede ajuda a Lira em medida provisória
Em outro momento da reunião, Lula então pediu ainda a Lira celeridade na Medida Provisória (MP) 1185/2023, que altera as regras de tributação das subvenções concedidas pelo poder público para atrair empresas ou estimular empreendimentos já existentes, como os incentivos fiscais de ICMS dos Estados e Distrito Federal.
Atualmente, as subvenções recebidas por empresas para investir ou pagar despesas do dia a dia não são tributadas, a MP muda essa sistemática.
A ideia do governo federal é aumentar arrecadação até o fim deste ano. O primeiro passo foi com a aprovação do PL que taxa offshores e fundos exclusivos — a proposta agora está no Senado, pois foi aprovada na Câmara.
O deputado alagoano então explicou ao petista que a MP não era “muito clara” e que entidades empresariais lhe disseram que as regiões Sudeste, Sul e Nordeste seriam prejudicadas com a medida.
Lira então sugeriu a Haddad que fosse à reunião de líderes, que acontece na terça-feira 7 na Residência Oficial da Câmara, para conversar com os caciques partidários.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Festa macabra, chefes de dois poderes conspirando contra o povo, Lira traidor
Se já não bastasse o outro podrer ( o erro é proposital)
Precisa muito estômago para ficar perto desse descondenado .
Lir@ tendo que pagar fatura da Caix@