O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, informou, nesta segunda-feira, 11, que a Força monitora o clima tenso entre Venezuela e Guiana.
+ Leia mais notícias da coluna No Ponto em Oeste
Olsen disse que uma das preocupações da Força é a interferência de potências estrangeiras no possível conflito.
“O que preocupa a Marinha, em um eventual conflito entre Venezuela e Guiana, é a participação de potências extraterritoriais”, afirmou Olsen, durante almoço com jornalistas, em Brasília.
O comandante da Marinha observou que, nesse cenário, o Brasil teria de se preparar ainda para uma nova crise de refugiados. “Teremos, no mínimo, outra Operação Acolhida”, observou o militar.
Plano da Venezuela para invadir a Guiana
O nível de tensão entre Venezuela e Guiana escalou nas últimas semanas. O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, realizou referendo para saber se a população local concordaria em “anexar” o território de Essequibo. Contestada pela comunidade internacional, a consulta popular contou com, oficialmente, mais de 90% de adesão à ideia de anexação.
Correspondente a cerca de 70% de todo o território da Guiana, a região de Essequibo é rica em petróleo e gás natural. Atualmente, a norte-americana Exxon Mobil atua na área.
A ideia de invasão por parte de Maduro já movimentou as forças militares de outros países. O Exército do Brasil, por exemplo, enviou 20 blindados para Roraima, Estado da Região Norte que fica na fronteira brasileira com os dois países. Os Estados Unidos anunciaram que vão conduzir exercícios militares de voos sobre a Guiana.
Mesmo assim, Maduro tem avançado com a ideia de invasão. Publicamente, ele já exibiu mapa como a parte de Essequibo pertencendo à Venezuela. Além disso, ele nomeou um aliado de longa data para ser a “autoridade única” da ditadura bolivariana na região.
Leia também: “A aventura expansionista de Nicolás Maduro”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 194 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Os porcos usaram os cães para dominar os demais animais da fazenda. De vez em quando um animal sumia. Com o tempo, já não distinguimos os porcos dos cães. G. Orwell … adaptação livre.
Tio Sam ja chegou Sr Olseb. Tem muita riqueza na regiao para ser assim tomada na mao grande pelo amigunho do Nine
Ele devia estar preocupado é com a quadrilha que tomou conta do país com a leniência dos companheiros de farda dele.
A marinha vê a interferência de “potências estrangeiras” como maior risco? Desculpe… mas qual é o risco? Os EUA instalarem uma base na Guiana? Eu gostaria muito. Hoje, quem manda na América do Sul é o narcotráfico e um dos chefões do tráfico de drogas é o Nicolás Maduro cujos sobrinhos foram presos por tráfico nos EUA. Os amigos de Nicolás estão envolvidos até o pescoço e colaboram com isso de um jeito ou de outro. A marinha deveria ter tido preocupação no dia em que o STF tirou da cadeia um criminoso perigosíssimo para ocupar a presidência do país. Mas o que fez? Foi cúmplice em colocar na prisão os patriotas que estavam lutando para defender o Brasil.
A marinha do Brasil está preocupada. Será? Alguém andou espalhando alguma fake news dizendo que o soldo deles seria reduzido? Com o quê, eles se preocupariam, se a tomada do poder por um corrupto entreguista não os preocupou em nada?
Alguém ainda leva em conta o que falam esses inúteis? Traidores da pátria, é o que são.
Oras seus mister COVARDIA …perfídia… o stf na figura grotesca de Xandão…que está fazendo hora extra e consumindo muito oxigênio no planeta terra…já deu 1 bilhões para moradores de ruas..ou seja…NÓIAS!
Que venham os nóias da Guiana e Venezuela para o NarcoEstado Brasil. Cujo senhor é um comandante!
Temos de enforcar esses canalhas políticos esquerdalha e gente traira no mais ato cadafalso…
NOJO dessas instituições brasileiras…NOJO!
Ser bandidagem nesse Brasil é a melhor opção!
FAZ O L COMANDANTE BANANA, COVARDE E PILANTRA!!
Sério, Tá Preocupada, hora, os militares, bem como o patrão deles, são parceiros do Ditador Maduro, é tudo companheiro, tudo em casa.
O maduro sabe que o petróleo é dos americanos também, então ele não vai fazer merda. E com relação a marinha do Brasil e melhor eles ajudarem a servir cachorro quente pra vagabundagem em Brasília.
Maduro é o ditador da Venezuela, já destruiu seu país e agora tenta invadir a Guiana para roubar seu petróleo. Isso é o que fazem os presidentes de esquerda.