Os advogados Samuel Magalhães, Hellen Costa e André Alves, contratados para defender alguns manifestantes presos depois das depredações na Esplanada dos Ministérios, relataram a Oeste que a prisão das mais de 1,5 mil pessoas no ginásio da Polícia Federal (PF), em Brasília, é ilegal. Até a tarde desta terça-feira, 10, o número de detidos havia diminuído para 700.
“Quando perguntei para um policial se ele tinha a decisão da prisão com o flagrante de algum dos detidos, ele falou que estava apenas recebendo ordens de cima”, explicou Magalhães. “Essas pessoas não estão detidas, mas presas. Se estão aqui desde ontem, cadê a audiência de custódia? Não tem. Elas estão presas de forma ilegal. Uma senhora passou mal três vezes, foi atendida pelo Corpo de Bombeiros, mas não foi levada ao hospital.”
Os manifestantes estão na Acadêmia da PF desde a manhã de segunda-feira 9. “Eles chegaram por volta das 8 horas da manhã, mas só receberam alimentação às 18 horas”, denunciou Magalhães.
Inicialmente, crianças e idosos também estavam no local. Contudo, ontem à noite, os jovens foram levados por responsáveis ou pelo Conselho Tutelar. Já os idosos com mais de 60 anos e com comorbidades saíram do local nesta terça-feira, de ônibus. Eles seguiram em direção à Rodoviária de Brasília.
Segundo Magalhães, na Academia da PF está ocorrendo uma espécie de triagem. A intenção é facilitar o encaminhamento dos presos para o presídio da Papuda (masculino) e da Colmeia (feminino). No local, existem salas onde os policiais realizam individualmente os procedimentos de revista, identificação do manifestante e oitiva.
Manifestantes detidos no ginásio da PF saem em direção ao presídio. 10.01.2023 pic.twitter.com/Li6EBt3zbQ
— Rute Moraes (@rutemoraesruth1) January 10, 2023
O advogado ainda explica que, na fase processual da prisão, é preciso que haja a individualização da pena de cada pessoa. E, para isso acontecer, é necessário ter provas de que eles, de fato, cometeram algum crime. Segundo a PF, até o momento, o número total de presos é de 727 pessoas.
“Ontem, atendi um senhor com problemas cardíacos, que estava com um filho autista”, disse o advogado, ao relatar o descaso com os detidos. “Ambos estavam no ginásio, sem nenhum medicamento. Tinha também uma senhora que estava indo para outra cidade e, no momento em que o ônibus com os manifestantes parou, ela perguntou se o veículo iria para o destino dela. Disseram que sim. Ela veio parar na Academia da PF e ficou aqui até as 2 horas da manhã.”
Em frente ao ginásio, muitos familiares ainda aguardavam notícias de seus entes queridos, mas não tiveram sucesso. Na ocasião, uma filha sentou-se na calçada e começou a chorar desesperadamente, pois não tinha nenhuma notícia da mãe.
“O que o ministro Alexandre de Moraes fez, basicamente, foi ‘pegar’ um estádio de futebol com torcidas organizadas envolvidas em uma confusão e mandar fechar tudo e prender a todos”, disse o advogado André Alves. “Mas será que todos realmente participaram da confusão? Em um presídio comum não se pode misturar homens e mulheres, quanto mais crianças e idosos. Mas todos estavam juntos.”
Relacionadas
Pela manhã, a advogada Hellen Costa acompanhou algumas das mulheres presas no processo de corpo de delito do Instituto Médico Legal. A advogada explica que muitas delas estavam sangrando, sem ter acesso a nenhum absorvente. Outras ainda tiveram surtos psicóticos. “Elas não haviam nem se alimentado da forma correta”, destacou Hellen, ao afirmar que ela não estava defendendo atos de vandalismo. “Quem providenciou a alimentação foram os médicos legistas e os policiais que estavam nos acompanhando”, disse a advogada. “Dois policiais vieram conversar comigo. Um deles chorou, pedindo para a OAB tomar alguma posição, pois aquelas pessoas não eram criminosas.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Isso acontece nas ditaduras fascistas de esquerda…
Advogado falar e cão evacuar é a mesma coisa.
Tem certas coisas que passam desapercebidas e a gente não entende. O STF estando em recesso quem recebe processos são ministros de plantão. A presidente do STF é quem tem o dever de tomar medidas quanto sua casa é atacada. Pelo visto, não existe mais recesso e tudo quem comanda é o Moraes. Que é o responsável pela segurança do STF? Houve negligência por parte da Rosa Weber? Quem mandou crianças presas para um ginásio? Será que o Moraes e os seus colegas irão adotar o discurso do Bolsonaro de que cadeia não é hotel daqui pra frente? Quando alguns ministros falam que as prisões no Brasil são desumanas e querem o desencarceramento e a soltura em massa de criminosos perigosos lembrarão das atitudes de Moraes? As pessoas envolvidas em protestos (e não golpes, nem terrorismo, que contempla mortes e explosões e tiroteiros) serão processadas dentro da idéia de legalidades e direito amplo de defesa? Hà possibilidade de entrar com umação contra quem presidia o Brasil quando houve atraques e depredações de prédios públicos anos atrás? A tendência é esta mesma que apenas quem é contra Lula e seus parceiros é que serão presos? São verdadeiras as faixas utilizadas por deensores do Lula nos últimos dias em eventos públicos onde dizia para passar fogo nos bolsonaristas? Tudo é muito estranho, principalmente para quem não é bolsonarista nem lulista.
Apareça OAB – Igreja aonde estas porque ausência ? o Povo clama por justiça !
SE O STF USASSE ESSA SANHA REVANCHISTA CONTRA O CV E PCC NÃO TERIAMOS MAIS TRAFICO , APESAR DA OAB ,CONSORCIO E DIREITOS HUMANOS QUE IAM BRADAR- ABSURDO!
Os nossos GULLAGs, só estão começando. Os ” CAPAS PRETAS ” serviçais “GESTAPOS ” da QUADRILHA imposta aos brasileiros, estão com tudo e não estão para brincadeiras. Eles prendem e amordaçam quem se atreve a dizer ou fazer algo contra os 3 S ( STF, STJ e STE). Só DEUS para nos socorrer, mas como no COMUNISMO não existe DEUS, então nos estamos lascados, fudidos, extrepados, e sem solução.
Tá f mesmo. Compartilho da sua indignação. Eu, por minha vez, choro todos os dias….pessoas de minha família apoiam esse ladrão. E estão exatamente agindo como nazistas que denunciam judeus. Muito triste.
Graças ao cabeça de ovo, o Brazil segue rapidamente o caminho da Venezuela. E os esquerdosos aplaudem, sem saber que o mal atingirá a todos.
O careca não vai desistir enquanto não abater a todos e cada um q pensa diferente dele. As pessoas deveriam ter andado circundando os prédios em Brasília e fazendo seus protestos, mas jamais deveriam ter invadido ou permitido invasões e depredações. Se há tempo já não se seguia a constituição, agora então o caminho está aberto para justificar qualquer ato contra a “direita”. O momento agora é de recuar à toda e esperar. Deixar o novo congresso assumir e pressioná-lo constitucionalmente para q evite os descaminhos q Luladrão, PT, Globo, artistas falidos, imprensa velha podre, ésseteéfe e tantos outros do establishment tentarão impor ao Brasil. Chega de ficar em porta de quartéis, pois dali não sairá nada. A coragem passou na frente daqueles portões, mas nunca realmente entrou. Recuar, parar, reagrupar inteligentemente, desbolsonarizar-se, agir junto ao congresso com pressão democrática. Só resta isso agora.
As similaridades entre o que aconteceu com estas pessoas e o Roundup do Vélodrome D´Hiver de 1942, são de dar calafrios na espinha.
É simplesmente estarrecedor.
As máquinas da morte do novo governo já estão em operação. Já levou a vida de duas senhoras idosas.
Viva o LULAG !
QUE ABSURDO. A DITADURA ESTÁ INSUPORTÁVEL.
TODOS SÃO LIVRES PARA SE MANIFESTAREM.
SOMENTE AQUELES INDIVÍDUOS ESPECÍFICOS QUE INVADIRAM, SERÃO PROCESSADOS POR INVASÃO.
OS INDIVÍDUOS QUE DEPREDARAM, SERÃO PROCESSADOS POR DEPREDAÇÃO.
CABE AO ESTADO MOSTRAR AS PROVAS DOS ATOS CRIMINOSOS DE CADA UM.
ENQUANTO NÃO HOUVER PROVAS DE CRIMES COMETIDOS POR UM INDIVÍDUO, ELE NÃO PODE SER DETIDO.
NÃO É POSSÍVEL DETER MANIFESTANTES DE FORMA COLETIVA. ISSO NÃO EXISTE.
QUEM DETÉM UMA PESSOA SEM PROVAS ESTÁ COMETENDO UM CRIME.
XANDÃO E DELEGADOS DA POLÍCIA FEDERAL RESPONSÁVEIS POR ESTE ABSURDO SÃO CRIMINOSOS.
Me desculpem mas o que um senhor com problemas cardíacos, e seu filho autista estavam fazendo nessa manifestação? Isso é lugar para gente nesse estado?
As pessoas tem o direito de se manifestar ordeiramente, pacificamente, sem quebra quebra, mas claramente ouve um erro tremendo dos manifestantes. Não tinham liderança! Era um bando de gente sem liderança, que muito provavelmente foi enganada por alguns arruaceiros (infiltrados petistas ou não) e que agora irão pagar o preço desses atos.
Cadê as organizações de direitos humanos para avaliarem as condições dessa gente toda que está presa? Se fossem traficantes que tivessem sido jogados lá, tenho certeza de que eles estariam lá averiguando se os bandidos estavam sendo bem tratados.
Enquanto isso, o seu “líder” maior, Jair Messias Bolsonaro, está em Miami, fugido depois de perder a eleição em que, na minha opinião, 60% da culpa pela derrota é exclusivamente dele e dos filhos dele!
Bolsonaro fugiu com o rabo entre as pernas, com medo de ser preso pelo Xandão, mas algumas pessoas não tiveram medo e foram para as ruas, e agora irão pagar o preço por isso. A partir de agora, a mão pesada do Estado vai cair sobre todo mundo que disser um “a” sequer sobre o governo Lula. Ninguém mais vai poder questionar nada, reclamar de nada, sob pena de ser tachado de antidemocrata, de terrorista, de golpista, etc, etc. Começou a ditadura!
Vc não sabe ainda que a eleição está totalmente fraudada? Bolsonaro ganhou. Por isso a revolta. Os criminosos roubaram até dizer chega da última vez e agora estão roubando a presidência para nos roubarem muito mais e para todo o sempre.
*** PERSONAGENS QUE DEVERIAM ESTAR IN LOCO ASSISTINDO ESSES PRESOS NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA GESTAPO BRASILEIRA:
1) MINISTROS DE TRIBUNAIS SUPERIORES, DESEMBARGADORES, JUÍZES, PROCURADORES DE JUSTIÇAS, PROMOTORES DE JUSTIÇA, PROCURADORES DA REPÚBLICA, SENADORES, DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, VEREADORES, GOVERNADORES, PREFEITOS, OAB, DH, AUTORIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS.
*** AUTORIDADES QUE NÃO SE RENDERAM AOS TOTALITÁRIOS COMUNISTAS FORMEM UMA UNIÃO FORTE E ENFRENTEM OS SUBVERSIVOS.
Você tá sonhando que algum político irá defender essa gente!
Pessoas covardes, que festejam a covardia inclusive contra idosos e crianças e desejam o mal a semelhantes não deveriam frequentar o site da Revista Oeste. Que se expressem nos canais da mídia igualmente covarde, oportunista e conivente.
E se coisa desse tipo tivesse acontecido há 3 meses atrás? Se, o Presidente Bolsonaro fizesse coisa parecida? Seria denunciado mundialmente! Pressionado e derrubado!
Alguns índices muito confiáveis para medir o grau da ditadura: DDNR (Dedos Duros Nas Redações) praticado pelos jornazistas da Globo e associados e PSNP (Puxa Sacos no Planalto) praticado por deputados e senadores oportunistas e ignorantes. Também tem o (IOQANWB) Índice dos Otários Que Acreditam No William Bonner, esse é o mais confiável.
👏👏👏
Quem ordenou as prisões e quem cumpriu as ordens tem que ser punidos pois não havia flagrante, não há provas que todos estão na Esplanada no momento do vandalismo e colocaram idosos e crianças em condições e situações não permitida no conselho da criança e do idoso, punição aos covardes.
Lugar de criança é em casa e não no meio de terroristas, vagabundos. Merece que o conselhor tutelar tire a guarda desses arruaceiros. Quanto aos idosos, pelo visto há muita disposição em estar acompanhando e participando do golpe né, deveriam ter seus ganhos confiscados para pagar o prejuízo que causaram.
Calma, Camarada Monik, logo a OESTE estará censurada. Pena que você não terá mais este espaço para publicar suas postagens amorosas.
O que uma cobra está fazendo aqui? Volta pra selva, demônio…
Revoltante o autoritarimo , deboche e a falta de respeito desse tirano imoral. Tomara q as pessoas tenham recursos p contratar bons advogados e cobrar na Justiça td abuso autoritário desse cretino.
Cobrar da Justiça? A Justiça hoje é Alexandre de Moraes. Todos esses processos serão remetidos diretamente ao STF e serão julgados lá. Esses manifestantes não terão a menor chance de um julgamento justo!
Estão todos ferrados, isso sim!
Espero que estas famílias, que não estavam perto dos palácios, contratem bons advogados e peçam uma indenização trilionária contra o Estado Lulista de Exceção que foi instalado no Brasil.
E também entrem com pedidos em tribunais internacionais.
Nem que se arraste por décadas.
Espero que todos sejam levados para a penitenciária e nunca saiam de lá. E ainda as famílias dos presidiários sejam processadas para pagarem o prejuízo que causaram em Brasilia.
Fascista!
*** SUGESTÃO: se juntar tudo o que a esquerda já quebrou e furtou dos prédios em Brasília, o que quebraram agora é troco. O Chefe Lula poderia aproveitar a situação e pagar o que a esquerda já destruiu ali… e mais, tudo o que, também, destruiu em propriedades privadas rurais.
Que fofo! O amor venceu.
Nazista!