A semana mais aguardada pela oposição ao governo Lula começa nesta segunda-feira, 22. O Congresso promete estar agitado com o funcionamento de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e de uma CPMI do 8 de janeiro.
Na terça-feira 23, as CPIs do MST, da Americanas e das Apostas vão realizar as primeiras reuniões, a fim de discutir os planos de trabalho e votar os primeiros requerimentos das comissões. No mesmo dia, o Plenário da Câmara deve votar o mérito do arcabouço fiscal do governo Lula.
Um dia depois, dois ministros do presidente Lula devem comparecer na Casa para explicar as políticas de atuação do governo até o momento.
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Marco Antonio Amaro dos Santos, vai à Comissão de Segurança Pública para esclarecer o vídeo, que foi divulgado pela imprensa, em que o ex-ministro General Dias aparece no Palácio do Planalto durante os episódios de vandalismo do 8 de janeiro.
No mesmo horário, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, deve estar na Comissão de Fiscalização e Controle para explicar as ações da pasta em relação à liberdade de imprensa, de expressão e no combate à desinformação. Além disso, ele deve prestar contas sobre as pretensões do governo no que diz respeito ao Projeto de Lei (PL) 2630/2020.
Já na quinta-feira 25, acontece, às 9 horas, no Congresso Nacional, a instalação da CPMI do 8 de janeiro. Depois da instalação, os 32 membros devem eleger o presidente do colegiado. Em seguida, o presidente deve designar o relator da comissão.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
A OPOSIÇÃO tem que mostrar que é OPOSIÇÃO.
Esta é a hora, assim como fizeram no ultimo mandato.
Quando é que irão enterrar de vez esse PL 2630?
Será que o seu propósito ainda não está claro?