O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) foi indicado pelo líder do partido, senador Eduardo Braga (AM), para ocupar a vaga do senador Renan Calheiros (MDB-AL) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem. Segundo Braga, o ofício com o pedido de substituição “já está tramitando”.
Em 21 de fevereiro, Renan anunciou a saída do colegiado depois de não ser escolhido como relator. O presidente da CPI da Braskem, senador Omar Aziz (PSD-AM), nomeou o senador petista Rogério Carvalho (SE) para o posto, o que irritou Renan.
+ CPI convoca presidente da Braskem e diretor da Agência Nacional de Mineração
O senador alagoado é o autor do requerimento de instalação da comissão que pretende investigar a Braskem, que foi a responsável pela extração de sal-gema da mina que ameaça desabar em Maceió, capital de Alagoas.
“Em função da decisão e da designação do senador Rogério Carvalho para ser o relator da CPI, eu evidentemente que não concordo, não concordarei e não vou concordar com os prejuízos a Alagoas”, disse Renan Calheiros na ocasião. “Sou senador e, como senador, eu teria legitimidade para defender os interesses do Estado.”
“Essa designação, lamentavelmente, é prejudicial aos interesses do Estado”, continuou. “Mesmo tendo criado a CPI, mesmo tendo estabelecido fato determinado, mesmo tendo coletado assinatura por assinatura, deixo essa CPI por não concordar com o encaminhamento da relatoria.”
Após o anúncio de Renan Calheiros, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-presidente da CPI, ofertou sua vaga ao senador alagoado para que ele retornasse à CPI. Renan, no entanto, não aceitou.
“Não vou [voltar à CPI], por que há uma óbvia tentativa de domesticação que, aliás, impediu a minha designação como relator”, destacou Renan. “E eu não aceito que Alagoas seja domesticada.”
Como mostrou Oeste, senadores membros da comissão tentaram fazer Renan recuar da decisão, mas sem sucesso.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Renan ficou magoadinho ?
Primeiro passo para a derrocada…
Pelo menos parece ser honesto e não vai permitir enganação, porque o resto, pelo amor de Deus