Os membros da CPMI de 8 de janeiro aprovaram o nome do deputado Arthur Maia (União-BA) como presidente da comissão. Ele é aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A escolha ocorreu por aclamação, apenas com votos contrários dos senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Esperidião Amin (PP-SC).
Logo após a votação, Maia declarou: “Aqui, a investigação vai acontecer em praça pública. Vamos descobrir as razões pelas quais a porta foi arrombada”.
O senador Cid Gomes (PDT-CE) será o primeiro vice-presidente, e o senador Magno Malta (PL-ES) o segundo-vice-presidente. A relatoria ficará a cargo da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), aliada do ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), um dos que devem explicações sobre os acontecimentos em Brasília.
Maia sugeriu a Eliziane que trouxesse uma proposta de um plano de trabalho para iniciar a CPMI. O presidente também sugeriu que as reuniões da CPMI acontecessem uma vez por semana, sendo todas as quintas-feiras, às 9 horas.
“Nem nos períodos da ditadura vivenciamos atos tão fortes como os que aconteceram no 8 de janeiro. Integrei diversas CPMIs. Meu plano de trabalho vai representar a maioria do colegiado, mas vai ouvir a minoria também. Não há dúvidas de que faremos um bom trabalho nessa comissão. Quero dizer às mulheres que elas estão aqui, na relatoria de uma das principais CPIs do Congresso Nacional”, disse Eliziane.
A primeira discussão na CPMI do 8 de janeiro
A CPMI de 8 de janeiro começou com discussão entre os parlamentares antes da escolha da presidência e da relatoria da comissão. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) pediu tempo para contestar a indicação de Eliziane Gama (PSD-MA) como relatora da CPMI. O senador questionou pelo fato de Gama ser aliada do ministro da Justiça, Flávio Dino.
O senador Omar Aziz (PSD-AM) saiu em defesa de Eliziane e disse que não fazia sentido a contestação do parlamentar, porque a CPMI possui aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente Lula. O senador Eduardo Girão (Novo-CE) entrou no bate-boca e defendeu a boa-fé da senadora.
Do Val, contudo, continuou com a discussão, mas, dessa vez, com o deputado governista Duarte Jr.
Em seguida, o senador Esperidião Amin (PP-SC) destacou que o regimento interno não prevê a vice-presidência da CPIs da Casa, mas que essa escolha faz parte de acordos partidários. Então, Amin sugeriu que a CPMI tivesse um vice-relator — que poderia ser um nome da oposição.
Otto Alencar, que está presidindo a primeira sessão do colegiado, acatou o pedido do colega e disse que, caso fosse eleita, Eliziane poderia escolher um vice-relator.
Confira os membros da CPMI do 8 de janeiro
Senado
- Bloco Vanguarda − Titulares: Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE). Suplentes: Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Jorge Seif (PL-SC);
- Bloco Aliança − Titulaes: Damares Alves (Republicanos-DF) e Esperidião Amim (PP.-SC). Suplentes: Cleitinho (Republicanos-MG) e Luiz Carlos Heinze (PP-RS).
- Bloco Resistência Democrática: Titulares – Eliziane Gama (PSD-MA); Omar Aziz (PSD-MA); Otto Alencar (PSD-BA); Fabiano Contarato (PT-ES); Rogério Carvalho (PT-SE); Ana Paula Lobato (PSB-MA); Suplentes – Angelo Coronel (PSD-BA); Irajá (PSD-TO); Zenaide Maia (PSD-RN); Augusta Brito (PT-CE); Randolfe Rodrigues (sem partido-AC); o sexto suplente ainda não foi oficializado;
- Bloco Democracia: Titulares – Soraya Thronicke (União Brasil-MS); Davi Alcolumbre (União-AP); Marcos Do Val (Podemos-ES): Cid Gomes (PDT-CE); Veneziano Vital do Rego (PB) e Marcelo Castro (PI); Suplentes – Izalci Lucas (PSDB-DF); Sergio Moro (União Brasil-PR); Styvenson Valentim (Podemos-RN); Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO); Fernando Dueire (PE) e Alexandre Giordano (SP).
Câmara
- Superbloco – Titulares: Duarte Jr. (PSB-MA), Arthur Maia (União Brasil-BA), Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Duda Salabert (PDT-MG). Suplentes: Gervásio (PSB-PB), Felipe Francischini (União Brasil-PR), Any Ortiz (Cidadania-RS) e Josenildo (PDT-AP);
- MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC: Titulares – Aluísio Mendes (Republicanos-MA), Rodrigo Gambale (Podemos-SP), Paulo Magalhães (PSD-BA). Suplentes – Roberto Duarte (Republicanos-AC), Maurício Marcon (Podemos-RS) e Laura Carneiro (PSD-RJ);
- PL -Titulares: Filipe Barros (PR), Delegado Ramagem (RJ) e André Fernandes (CE). Suplentes: Eduardo Bolsonaro (SP), Marcos Feliciano (SP) e Nikolas Ferreira (MG).
- Bloco do PT – Titulares: Rubens Pereira Jr (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ); suplência: Aliel Machado (PV-PR), Carlos Veras (PT-PE) e Delegada Adriana Accorsi (PT-GO).
- Bloco do Psol e Rede – Titular: Érika Hilton (SP). Suplência: Pastor Henrique Vieira (RJ).
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Um grande rodízio de pizza.
A tão falada nova ala conservadora do Congresso perdeu outra vez. Aceitar uma aliada do Min da Justiça ( que deve ser objeto de investigação pela CPMI), é uma derrota. Começou mal
O BRASIL ESTA EM UM VERDADEIRO PORAO DE RATOS. A SOLUÇAO PARA O BRASIL INFELIZMENTE SERA UMA GUERRA CIVIL. E QUE TODO ESSE LIXO HUMANO NAO CONSIGA ESCAPAR PARA O EXTERIOR.
*O PORÃO*
Não, definitivamente não… não queríamos passar por isso, adiamos o quanto foi possível, até demais, mas quando soa o relógio sagrado do tempo das coisas, não há muito o que fazer. Chegou a hora da *faxina no porão*.
Descendo as escadas, ao se abrir a porta e deixar o primeiro raio de luz entrar, é assustador ver tanta poeira, teias de aranha, ratos e baratas fazendo a festa.
“Luz começando a invadir a sombra”: é exatamente este momento nacional que estamos vivendo. Analisando desta perspectiva constatamos que não teria o menor cabimento a reeleição do Bolsonaro. Também não faria sentido aplicar o Art. 136 ou 142 da CF, para evitar o desastre que a passos largos se aproxima.
Obedecendo à inexorável e perfeita cronologia do Universo e da Vida, teríamos sim que passar por tudo isso e um pouco mais. Precisaríamos descer ao porão da pátria amada, para que *TODOS* constatassem com seus próprios olhos a absoluta sujeira entranhada na turma que está, com afinco e rapidez, se esforçando para destruir a nossa nação.
É óbvio demais, mas todos, como São Tomé, precisaríamos *ver* (incapacidade, corrupção, conchavos, escárnio, censura e abuso) *para crer* que bandidos e criminosos não se regeneram com o passar do tempo, apenas ficam mais velhos… e mais nocivos.
Do ponto de vista de um processo de limpeza, tudo o que está ocorrendo de trágico está absolutamente correto. Provavelmente a imundície terá que ficar ainda mais visível e deverá produzir mais alergias, incômodos, doenças ou até óbitos.
*P.:* Quanto tempo levará essa bagunça?
*R.:* O tempo necessário para a maioria do povo entender que, de bandidos, só podemos esperar mentiras, crimes, roubos e assassinatos.
A visão do porão imundo e pestilento não poderia ficar restrita a alguns. Para evitar controvérsias, para atenuar a discórdia que tem separado familiares, amigos e irmãos, para que o povo possa alcançar a paz, seria imperioso acontecer o que está acontecendo, a sujeira precisaria ser esfregada na cara de *TODOS*.
Por ora, rendamos graças a *DEUS* que, no comando de todas as coisas, está proporcionando ao povo brasileiro a oportunidade abençoada de olhar a verdade nua e crua. É impossível começar uma faxina sem que primeiramente tenhamos a exata noção do que precisa ser limpo.
Desconheço a autoria.
“Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes”.
Segundo as legendas, dos 513 deputados que estão na Câmara, apenas 28 se elegeram com os próprios votos. Os demais se beneficiaram com os votos dos puxadores de seus partidos ou federações.
Com esse presidente e essa relatora, minhas expectativas sobre essa CPMI não são boas.
Até agora a unica oposição que o Mula Ladrão tem de verdade é a Marina Silva. O Mula teve mais votos no Calabouço Fiscal do PL do que teve da Rede, PSOL, PC do B e PSB.
Agora Mula tem passe Livre para torrar nosso dinheiro sem dó fazendo a alegria de empreiteiros, banqueiros, lobistas, doleireiros, marqueteiros – vai sobrar até propina para oposição continuar comportadinha.
Ou seja, mais dinheiro público jogado fora.
perderam manes
vcs sao os que queriam a destruiçao dos tres poderes
eu votei em lula
e no dia 8 de janeiro.estava fazendo um churrasco,
nos so temos motivos de comemorar a nossa vitoria
sao tao idiotas que imaginam que quem venceu iria se manifestar a favor do derrotado.
e como um time ser campeao.e ficar irritado e quebrar o estadio porque venceu.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
so na cabeça do gado bolsonarista essa idiotice.
Como eu venho dizendo há muito tempo, essa CPMI vai ser um tiro de escopeta no pé da oposição. Vão acabar incriminando, acusando, prendendo e arrebentando com mais gente da direita. E além do mais, pra que essa bost# de CPMI?? Já tem imagens, filmagens, testemunhas, provas, enfim, o que eles esperam apurar? Definitivamente o brasileiro é muito burro se esperar alguma coisa de bom disso daí.
A CPMI foi o que restou para tentar investigar alguma coisa, visto que se depender da Policia Federal, PGR e do STF, a investigação já foi concluída com milhares de pessoas presas.
Vamos ver se os congressistas vão apurar o que tem que ser apurado, a verdade.
Podem começar a PREPARAR um Relatório Final substituto… paralelo..
essa relatoras NÃO TEM Credibilidade.
Uma comissão que tem uma comunista petista como relatora , só vai mostar um lado da verdade , colocando em dúvida a honestidade do processo.
Inicialmente, o (des)governo do lularápio não queria a CPMI. Tentou de todas as maneiras evitar que isto acontecesse… Perdeu em todas as investidas. Quando se viu perdido, optou para mandar na CPMI, e o pior, conseguiu. Não vai dar em nada, mais uma pitza para os brasileiros de bem se deliciar.
Ou seja, todos os cabeças da CPMI são aliados de Lula e, também, tem a maioria dos membros pró governo! Vai ser mais um massacre nos bolsonaristas novamente, como na COMI do corona vírus.
Esperem um festival de zurros e coices, mas pouco resultado… É o QI médio, mesmo que com terno e gravata, ele se manifestar…
Eu fico muito triste com o meu estado RS nunca aparece nestas listas… Desde Ibsen Pinheiro estamos no baixo clero.
Não possuimos mais lideres.
Já começou errado, porque a porta não foi arrombada, foi aberta. Já estou vendo que não vai dar em nada e os patriotas vão continuar presos e os verdadeiros criminosos soltos.
já começou bem……🙄