O plano de trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) na Câmara foi divulgado nesta terça-feira, 23. O documento, elaborado pelo relator, Ricardo Salles (PL-SP), prevê a convocação de testemunhas, investigados e de ministros de Estado.
Salles ainda quer averiguar as denúncias de invasões ligadas ao movimento, realizar visitas técnicas nos Estados em que aconteceram as violações de propriedades, efetuar quebras de sigilos e pedir relatórios de inteligência. Os parlamentares governistas — é claro — foram contrários ao documento de Salles e argumentaram que o texto foi elaborado com “desvio de finalidade”.
A audiência também foi marcada por diversas discussões entre os deputados.
O Delegado Éder Mauro (PL-PA) disse que o MST era um “movimento de bandidos”, o que provocou a irritação de Valmir Assunção (PT-BA). O bate-boca teve tapas na mesa, e a sessão precisou ser interrompida.
O petista Paulão (AL) afirmou que a CPI é uma “cortina de fumaça” para criminalizar o movimento. “Quando essa comissão fala em convocar um ex-ministro do STF, e não em convidar, estamos fazendo um processo de vingança”, disse, em referência a Ricardo Lewandowski, que participou de um evento com o MST antes de se aposentar.
A sessão teve até um momento de “feira livre”. Marcon (PT-RS) trouxe arroz orgânico, suco de uva, café e cachaça que foram produzidos pelos assentados do MST.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Mst é um grupo de paramilitares com treinamento em logística e armas.
As foices e os desdendatos são apenas a primeira camada da cebola. Lá no interior tem gente bem graúda.
Quero ver agora o que é bom para a tosse.
A Oposição tem que infernizar a vida do MST que declara invasões com antecedência achando que é minimamente aceitável.
Senta a pua.
Quando se tenta defender o indefensavel a soluçao é tumultuar as sessoes, desviar a atençao para temas que nao tem nada com a CPI etc… Quem patrocina esses alergicos ao trabalho?
Essa gente do PT é realmente o lixo do lixo. Quer dizer que isso é desvio de finalidade? Mas esse deputado fazendo vendinha de produtos pseudo produzidos por essa quadrilha pode?
Tem de rastrear estes produtos, sera que e vem de assentamentos msm. Acho dificil. Se foi alguem vai passar fome esta semana, o dep. Tirou a unica alimentação da semana para presentear o Salles
Aquilo lá vai requerer a instalação de um mata-burros pra manter a petelhada indócil ao largo. Senão, vai ser um contínuo show de zurros e coices… A conferir.
Qual o CNPJ? É O Marcon ou o Macron? Cadê a NF? Pode isto Arnaldo?
Mamadores
Saqueadores
Terroristas
“O Delegado Éder Mauro (PL-PA) disse que o MST era um “movimento de bandidos”, o que provocou a irritação de Valmir Assunção (PT-BA)”.
Apertou o calo, deu piti…
A carapuça serviu né