O senador Ciro Nogueira (PP-PI) ironizou a mudança na política de preços da Petrobras, feita na manhã desta terça-feira, 16. A estatal anunciou o encerramento da Política de Paridade Internacional (PPI) de preços do petróleo e derivados.
A medida, que vincula os preços domésticos aos internacionais, foi implementada durante o governo do ex-presidente Michel Temer, em 2016.
“Por favor, alguém tem uma Pedra de Roseta?”, escreveu Nogueira, em seu perfil no Twitter. “Foi graças à Pedra de Roseta que foi possível decifrar os hieróglifos egípcios e entender o que os desenhos das pirâmides diziam. Os ‘egípcios’ do PT na Petrobras tem uma vontade tão grande de escrever com hieróglifos, que são impossíveis de o mercado compreender, para que o dito não seja dito ou possa ser desdito, que a revogação da paridade internacional começa assim: um enigma. Vergonha alheia.”
A “nova estratégia comercial”, que busca tornar os preços mais competitivos, vai utilizar duas referências de mercado: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras.
Recentemente, o presidente da petroleira, Jean Paul Prates, chamou o PPI de “abstração”. “Não existe um dogma, um preço de referência para todo o Brasil”, opinou Prates. “O próprio PPI é uma abstração. O mercado brasileiro é diferente, com vários importadores diferentes.”
De acordo com Nogueira, a mais recente mudança provocada pelo governo Lula mostra que o “Lula 3 na economia é o Dilma 3 com velocidade hipersônica”.
“É a velocidade de criar um abalo na economia brasileira que o Dilma 3 demorou seis anos em muito menos tempo”, continuou o senador. “Só não vão criar pedaladas porque o Congresso não irá deixar passar a proposta do PT de revogar a Responsabilidade Fiscal. Até isso tentaram.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Petrolāo (novamente) saindo do forno. Tem um cheirinho inconfundível. Quem vai provar?
E pensar que tem acoes na bolsa. Quem vai pagar o rombo outra vez?
Pra decifrar os hieróglifos petistas talvez tenhamos que importar um Champollion da China… Agora, a Pedra da Roseta seria extremamente útil se pudéssemos arremessá-la com a devida violência nos chifres de certos tipos…
Vão quebrar a Petrobrás, de novo !! Usar a empresa para fazer populismo utilizando e vendendo os combustíveis em condições marginais, é uma bomba relógio! PDVSA a vista !
Sem duvida Daniel. Quem viver vera.