A Petrobras comunicou nesta terça-feira, 16, o encerramento da Política de Paridade Internacional (PPI) de preços do petróleo e derivados. A medida, que vincula os preços domésticos aos internacionais, foi implementada durante o governo de Michel Temer, em 2016.
Conforme informado pela estatal em um fato relevante, “os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando a transferência para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.
De acordo com a regra até então em vigor, as variações externas eram automaticamente refletidas no mercado interno. No entanto, desde a campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu uma mudança nesse referencial.
Novo referencial de preços
A “nova estratégia comercial”, que busca tornar os preços mais competitivos, vai utilizar duas referências de mercado: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação, e o valor marginal para a Petrobras.
Segundo a empresa, o custo alternativo do cliente “engloba as principais opções de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou produtos substitutos”, enquanto o valor marginal é baseado no “custo de oportunidade considerando as várias alternativas para a empresa, incluindo produção, importação e exportação do produto em questão e/ou dos petróleos utilizados no refino”.
Recentemente, o presidente da petroleira, Jean Paul Prates, chamou o PPI de “abstração”.
“Não existe um dogma, um preço de referência para todo o Brasil”, opinou Prates. “O próprio PPI é uma abstração. O mercado brasileiro é diferente, com vários importadores diferentes.”
Nos basta entender se é uma decisão técnica ou política. Se for técnica qual o seu impacto na saúde financeira da Cia e a real influência na baixa dos preços ao consumidor. Se for política qto o PT vai lucrar c isso? Prefiro me ater a segunda
Há quem tenha esquecido, então, lembrarei: SOMENTE ENTRE 2016 E 2021 OS VALORES PAGOS PELA PETROBRAS EM AMORTIZAÇÃO DO PRINCIPAL E JUROS DA SUA DÍVIDA ULTRAPASSARAM OS R$810 BILHÕES.
Hilário ver o eleitor imbecil do Bozoasno puto porque vai pagar mais barato na gasolina, porque acha que a Petrobras vai quebrar. Sendo que o energumeno não tem uma PETR3 nem PETR4. Quanto mais bolsonaristas brabos, melhor para o País
Meu amigo, infelizmente o passado do PT na administração da BR o condena e muito. O resto é mimimi
Lula 3 a missão: como destruir a Petrobras até o final do ano.
Futura PDVSA.
O único projeto petista é o de se perpetuar no poder!
Lula e seus asseclas buscam na Petrobras o cofrinho pra bancar esse projeto nefasto de poder.
Ainda se utilizam do BNDES para levar esse projeto de perpetuação no poder para além fronteiras.
É fato meu amigo e não e fake, como a mídia canhota quer faze o povo engolir