O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais três réus do 8 de janeiro, na noite da segunda-feira 3.
No julgamento que ocorreu no plenário virtual, ficaram decididas as seguintes penas:
- Édipo dos Anjos: 14 anos;
- Fabiano Florentino: 14 anos;
- Marcelo Lima: 17 anos.
Embora o placar final tenha sido desfavorável aos manifestantes, cinco votos divergiram do proferido pelo relator, Alexandre de Moraes. Apesar de também terem condenado, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso contrariaram Moraes apenas no que diz respeito à dosimetria da pena. André Mendonça e Nunes Marques absolveram o trio. Cármen Lúcia, Luiz Fux, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Flávio Dino fecharam com Moraes integralmente.
Divergências em julgamento do 8 de janeiro
Sobre Anjos, Zanin e Fachin entenderam que 11 anos eram suficientes, em vez de 14. “O réu não registra antecedentes penais significativos, inexistindo condenações criminais transitadas em julgado em seu desfavor capazes de autorizar o aumento da pena”, observou Zanin, em um dos tópicos da decisão. “Ressalvo compreensão diversa para adotar as pontuais dissonâncias propostas pelo eminente ministro Zanin”, acrescentou Fachin.
No processo de Lima, Fachin e Zanin fixaram 15 anos de cárcere. Ao usar argumentação semelhante à do caso de Anjos, Zanin complementou, em um dos trechos do voto: “Rejeito a aplicação dos artigos 65, III, ‘d’ e ‘e’, do Código Penal. Primeiro, porque o réu em momento algum admitiu os fatos, limitando-se a mencionar que participava de ‘pacíficas manifestações’.” Fachin seguiu a mesma linha. Já no processo de Florentino, os dois ministros definiram 11 anos de cadeia, com argumentações são semelhantes às proferidas anteriormente.
Barroso, por sua vez, afastou das ações penais o artigo 359-L do Código Penal, que trata da abolição violenta do Estado Democrático de Direito. “Conforme já destaquei em casos semelhantes, a meu sentir, as circunstâncias factuais objetivas descritas nos autos se amoldam unicamente ao disposto no art. 359-M do Código Penal (Golpe de Estado), e não aos dois tipos penais concomitantemente, considerada a tentativa de deposição do governo legitimamente constituído, por meio de violência ou grave ameaça”, escreveu o juiz do STF, no voto.
Nunes Marques e Mendonça votaram pela absolvição.
Leia também: “As mães presas do 8 de janeiro”, reportagem publicada na Edição 254 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
o $TF impõe o terror ao pagador de impostos. acreditar que senhoras, velhos e crianças iam derrubar o estado democrático de direito com bíblias e estilingues é o mesmo que acreditar que esquerdalha é honesto e trabalha.
🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄
Bandido terrorista bom é bandido terrorista julgado, condenado e preso.
Falta pagar os estragos. Nós que somos ordeiros não podemos ter que arcar com todo prejuízo
Esse cabeça de ovo vai ainda pagar com juros
O Édipo, já havia avisado Freud, e a cambada não aprenderam a respeitar a ordem e são tipo cadela no cio para servirem como massa de manobra da extrema direita em busca de trair a pátria (pai). Agora, os criminosos estão presos por praticarem o maior crime contra a República: o fim do Estado Direito. Viva a Democracia!!!
Isso vai virar um dia , quanto ao tempo não sabemos mas contenders.
Uma condenação absurda para algo tão insignificante diante de tantos outros réus que foram absolvidos por esses mesmos juízes que condenaram esses três cidadãos!
Espero ansiosamente a Anistia deles pelo Congresso. Lembrando que no atual governo temos vários condenados por se manifestarem na época do Regime Militar. Inclusive, o próprio presidente da República!
Os togados esquerdistas são maus.
A justiça está batendo a porta p julgamentos mais humanos e justos.
O que eles impultam, é o terror, se apoderaram do direito, baniram a constituição, criminaliza tudo que a oposição faz, crueldades é o que fazem a todos quê são contrários, o senado vendido e a câmara a mais tempo de calças baixas, o país virando uma terra de uma só lei, caçar os opositores a todo custo, para quem ainda não acredita, a ditadura comunista chegou!
É admirável a coragem pessoal de nossos magistrados.Parecem ser seres humanos,têm família e ainda saem de casa .É vetdade que para o exterior e cercados de intensa segurança.
Gostaria de poder andar à vontade por aí também, se possível às expensas do erário
O nosso supremo é um grande circo 🎪 cujos palhaços fazem o possível para estragar o espetáculo ⚖️🎪🎭🤡😡🤬
Pois é, os palhaços entram com recursos….inventam histórias da carochinha……..se não fosse isso o espetáculo tava bem melhor.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
INJUSTO, MAS DE QUALQUER MODO OS VENTOS PARECEM ESTAR MUDANDO E CADA UM DOS TOGADOS JÁ ESTÃO SENTINDO A BRISA DA LIBERDADE DESCENDO DO HEMISFERIO NORTE. ASSIM COMEÇAM AS FLEXIBILIZAÇÕES QUE NEM PRECISARIAM EXISTIR POIS QUE O DEVIDO PROCESSO LEGAL FOI TOTALMENTE DESCARTADO NESSES ATOS QUE MAIS PARECEM DE UM TRIBUNAL DE EXCESSÃO.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 cara, escreve um stand UP 😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Você é muito bom nisso 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Tem uma galera que está com o c# apertadinho… Sabendo que o bicho vai pegar.
A galera relaxada, já está mais que acostumada!!
A “Lei do Oeste” será aplicada em breve…
Se sabe que o oeste fica a esquerda né ????? Só pra te lembrar 🧭
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂