Na quinta-feira 14, a polícia da Argentina deteve Joelton Gusmão de Oliveira, condenado a 17 anos de prisão por causa do 8 de janeiro, em La Plata, a aproximadamente 60 quilômetros ao sul da capital Buenos Aires.
O ato ocorreu quando Oliveira foi à Comissão Nacional para Refugiados a fim de renovar a permanência no país. Ao constatar que havia pedidos de prisão e extradição em nome do homem, as autoridades acionaram os agentes de segurança. Oliveira tem um requerimento de asilo em análise pelo governo argentino.
“Tomei conhecimento da prisão do de Oliveira, mesmo havendo um pedido de asilo pendente”, disse o advogado da defesa. “Esse fato me deixou estarrecido, pois a legislação não ampara esse tipo de medida em um contexto como esse.”
Há alguns meses, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Oliveira a de 17 anos de prisão, por tentativa de golpe de Estado, danos qualificados, deterioração de ativos públicos, associação criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Os envolvidos nos atos do 8 de janeiro
O caso de Oliveira exemplifica os esforços do governo Lula, em parceria com o STF, para responsabilizar os envolvidos nos atos do 8 de janeiro.
Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes pediu ao Ministério da Justiça a extradição de refugiados na Argentina.
Conforme a Polícia Federal, há mais de 60 fugitivos no país vizinho. Por isso, a PF ampliou esforços de cooperação internacional, inclusive com a Interpol.
Recentemente, o governo argentino alterou sua legislação sobre refugiados no intuito de impedir que estrangeiros acusados ou condenados recebam esse status.
Leia também: “Anistia já”, reportagem publicada na Edição 232 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Onde está o bandido Bolsonaro e seus 17 milhões? Galera, não esperem o socorro vir de fora, ele não vem. O ladrão Lula e seu bando deve ter oferecido regalias aquele lunático chamado milei, na situação em que se encontra a Argentina, aquele buraco, toda ajuda é bem vinda.
O ditador alexandre desmorona está sendo cruel para com os acusados de golpe do dia 08/01/2023 para intimidar o Povo Brasileiro a não reagir as suas arbitrariedades injustas e criminosas. Mas parece que seus tiros já estão começando a sair pela culatra.
Gente! Teve muitos infiltrado viu….o cara do relógio, a tal Patrícia e sua gang..missão dada, missão cumprida…quem conseguiu fugir para a Argentina ..eu tenho minhas duvidas viu…mas posso estar errado.
Lugar de bandido é na cadeia!
As pessoas foram injustiçadas e não tiveram um julgamento previsto na lei, com conduta individualizada. A maioria dos envolvidos no 8 de janeiro tem ficha limpa, não julgue por ideologia. A Justiça no país acabou os corruptos que assaltaram os cofres públicos com provas robustas foram todos liberados pelo STF, muitos já condenados anteriormente pelo mesmo delito. É preciso ter bom senso. e muita cautela.
Mas tem bandido solto dando opinião, deve-se esquerdopata.
Tb acho. A começar pelo chefe da maior facção criminosa do mundo que usurpou a cadeira de presidente
Espero que Milei repense.