Os 27 integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) devem analisar a convocação dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) nesta quarta-feira, 24.
Ambos os requerimentos foram elaborados por deputados da oposição, sendo o primeiro para pedir esclarecimentos sobre as providências de Fávaro diante do anúncio de que João Pedro Stédile, um dos líderes do MST, promoveu ocupações de terras pelo país.
Já a segunda convocação solicita explicações a Teixeira sobre as denúncias de invasões feitas pelo MST e quais medidas o governo vai tomar para combatê-las.
Outros 13 requerimentos também devem ser votados hoje na CPI do MST. Entre eles, cinco pertencem ao petista Nilto Tatto (SP), que solicita informações ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a Fávaro; à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; ao ministro da Justiça, Flávio Dino; e ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Os demais documentos foram propostos pela oposição e solicitam visitas técnicas aos locais de invasões do MST. Além disso, há uma convocação do Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, para tratar sobre as invasões que ocorreram no Estado A previsão é que a votação comece às 14 horas.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Não deviam primeiro juntar documentos e testemunhas para depois emparedar os depoentes? Vão fazer aqueles discursinhos de sempre e tomar um baile dos experientes ministros formados na competente escola comunista do PT. São amadores querendo jogar na primeira divisão.