Os 27 membros da CPI do MST devem ouvir o ex-presidente do Incra Francisco Graziano Neto, ex-secretário de Agricultura de São Paulo. A oitiva está marcada para acontecer na próxima sessão do colegiado, na terça-feira 13. Graziano comandou o Incra em 1995, durante a gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
De autoria da deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), o requerimento de convite prevê que Graziano esclareça algumas questões das invasões do MST e da Frente Nacional de Luta, Campo e Cidade. Além disso, que comente a proposta de reforma agrária do governo do presidente Lula.
Graziano é engenheiro-agrônomo formado pela USP, mestre em economia agrária e doutor em administração pela Faculdade Getulio Vargas. Ele ainda autor de seis livros sobre reforma agrária e já foi deputado federal por dois mandatos pelo PSDB.
Ainda na sessão de amanhã, os parlamentares devem votar 13 requerimentos na CPI do MST. Entre eles, estão quatro convites e duas convocações ao atual presidente do Incra, César Fernando Schiavon Aldrich; e um convite a uma pessoa que teria testemunhado uma extorsão em uma invasão do MST.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].