publicidade
No Ponto

CPMI deve ouvir Anderson Torres na próxima terça-feira

Ex-ministro vai ao colegiado na condição de convocado

Anderson Torres
O delegado da PF é obrigado a comparecer a não ser que apresente um atestado médico ou recorra ao Supremo Tribunal Federal | Foto: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O delegado da Polícia Federal (PF) Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), deve prestar depoimento à CPMI do 8 de Janeiro na próxima terça-feira 8.

A informação foi dita pela relatora do colegiado, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), nesta terça-feira, 1°, após o final da sessão — que ouviu Saulo Moura Cunha, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência.

Receba nossas atualizações

“O Anderson Torres era ministro da Justiça em 12 dezembro e, no 8 de janeiro, era secretário de Segurança Pública do DF”, explicou a senadora governista a jornalistas. “Ele é uma figura que faz um elo desse primeiro momento: novembro, dezembro e janeiro. É fundamental a presença dele na próxima terça-feira 8.”

O ex-ministro vai ao colegiado na condição de convocado. Desse modo, é obrigado a comparecer a não ser que apresente um atestado médico ou recorra ao Supremo Tribunal Federal (STF). Conforme apurou Oeste, o delegado da PF tem interesse em ir ao colegiado e, até o momento, não pretende acionar a Justiça.

Torres comandava o Ministério da Justiça em dezembro de 2022, quando a Polícia Civil do DF descobriu um plano para explodir os arredores do aeroporto de Brasília. Já em 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, ele estava a frente da SSP-DF.

Contudo, na época, Anderson Torres estava viajando aos EUA. Oficialmente, ele entraria de férias no dia 9 de janeiro, mas viajou na tarde da sexta-feira 6.

Entre janeiro e maio, o delegado da PF ficou 117 dias preso. Agora é monitorado por tornozeleira eletrônica e se apresenta à Justiça semanalmente. Ele é investigado pelo STF por suspeita de omissão na proteção à Praça dos Três Poderes.

Leia também:

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade