Nesta terça-feira, 22, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu o prêmio Sancho Pança.
A honraria é dada a pessoas que mantiveram fidelidade à “defesa da ética, da Justiça e dos direitos à cidadania”. Esse feito é atribuído ao troféu Dom Quixote, que Moraes recebeu recentemente. Portanto, só ganha o Sancho Pança quem já obteve o Dom Quixote.
O juiz do STF, contudo, não foi o único homenageado na noite de celebração no Salão Branco do STF. Além de Moraes, outros magistrados do tribunal receberam estatuetas, entre eles, Cristiano Zanin, e também desembargadores de diversos tribunais, contemplados com medalhas.
Os presidentes Arthur Lira (Câmara) e Rodrigo Pacheco (Senado) foram agraciados com o Dom Quixote. Lira retirou o prêmio, pessoalmente. Pacheco, porém, não compareceu.
Prêmio recebido por Alexandre de Moraes e outras autoridades
Concebidos pela revista Justiça & Cidadania, especializada em Judiciário, os nomes dos prêmios fazem referência à obra Dom Quixote de la Mancha, publicada pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes, em 1605.
O personagem principal, Dom Quixote, é um homem de meia-idade que, ao longo da trama, tenta realizar uma fantasia de se tornar um cavaleiro baseado na busca pela Justiça.
Sancho Pança é escudeiro dele, que possui uma postura mais racional, porém, o acompanha como um gesto de fidelidade.
Leia também: “Três injustiças supremas”, reportagem publicada na Edição 239 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O próximo premio será cucaracha. Sem dúvida
A maioria dos brasileiros acha que foi um schow de deboche, ou um tapa na cara dos democratas verdadeiros.
“Defesa da ética e da justiça” – A fake news do ano.
Inacreditável !!!! onde chegamos ….
Lira, sai dessa. É contraditório o Congresso aprovando PEC para sustar arbitrariedades SUPREMAS e o senhor participa desse convescote?
Risível.
A vida é feita de escolhas!
Imagine você recebendo das mais altas autoridades do país honrarias, diplomas, medalhas mas do outro lado seu oponente político, isso mesmo, oponente político (!), sendo carregado nos braços pelo povo com pessoas gritando o nome dele e brigando para tirar uma foto com ele. Avaliando bem de perto chega até a ser triste…
Antes tínhamos AÇÕES ENTRE AMIGOS. Agora temos AÇÔES ENTRE CANALHAS.
Uma revista de m…. sem qualquer respeito ou credibilidade, nem mesmo de advogados.
Nárnia
Os deuses se autopromovem, não sentem vergonha 🤮🤮🤮🐀🐀
É uma coisa ridícula!! Estipulam os próprios salários, a jornada de trabalho, os penduricalhos e agora se autopromovem ! Seria mais apropriado se eles recebessem o Prêmio ” Dulcineia Del Toboso ” ! Cervantes deve estar revirando no túmulo!
Revista Justiça e Cidadania?
Bom saber!
É assim q a gente aprende o q tem credibilidade ou não!
Que horror!
Gostaria de saber o que significa ética e justiça para eles? Perseguir pessoas, arruinar famílias, transformar tribunais em palcos ideológicos, pisar o preceito sagrado de observar os princípios Constitucionais? Autopremiações em defesa de si. Máscaras, dinheiro falso, honras sem mérito, uma infeliz contradição com a realidade.
Eles deveriam receber o troféu San chupança. Seria muito mais cabível a esses digníssimos.
Melhor dizendo, troféu Sim Chupança.
É piada?
Logo eles receberam o prêmio corda e trave, ou então fósforo e gasolina.
É piada?
Só pode ser!
Esse povo não se enxerga mesmo.. quero ver andar em praça pública, aí sim veremos se essa gente vai ser realmente homenageada.
Funcionários públicos se autopremiando e navegando na maionese com nosso dinheiro. Lembrando que esses senhores não foram escolhidos por ilibado saber e notória reputação, como remenda a Carta. Foram escolhidos pelo grau de militância e lealdade ao ladrão e sua quadrilha, o PT.
É como a Globo homenageando a si própria num evento