Saulo Moura Cunha, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), deve depôr à CPMI do 8 de Janeiro em agosto — no retorno do recesso parlamentar. A informação foi divulgada, nesta terça-feira, 11, pelo presidente do colegiado, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA).
“Na primeira semana dos retornos dos nossos trabalhos, vamos convocar o senhor Saulo Moura Cunha, pois já aprovamos o requerimento de convocação dele”, disse Maia. “Ele deverá falar sobre a produção de relatórios diferentes.”
Conforme revelou o jornal O Globo, a comparação entre dois relatórios da Abin mostrou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) adulterou o primeiro relatório de inteligência enviado a uma comissão do Congresso.
A fraude seria para retirar dos documentos os registros de que o então ministro do GSI, general Gonçalves Dias, foi alertado por mensagens enviadas ao seu celular sobre os crescentes riscos de tumulto e de invasões na Praça dos Três Poderes.
Em depoimento à CPI do 8 de janeiro do Distrito Federal, contudo, o general negou a autoria da fraude e jogou a responsabilidade para o então responsável da Abin.
“Não fraudei nenhum documento”, disse o general Dias. “A Abin respondeu à solicitação do Congresso com um compilado de mensagens de aplicativo, em que tinha dia e tempo, na coluna do meio o acontecido e na última coluna a difusão. Esse documento tinha lá ‘ministro do GSI’. Não participei de nenhum grupo de WhatsApp, eu não sou o difusor daquele compilado de mensagens. Então aquele documento não condizia com a realidade. Esse era um documento. Ele foi acertado e enviado.”
O comparecimento de Saulo Moura pode incomodar os parlamentares governistas, que tentam blindar os integrantes e os ex-integrantes da gestão petista. Moura foi exonerado do cargo de diretor da Abin em março de 2023.
Então, passou a comandar a Assessoria Especial de Planejamento de Assuntos Estratégicos da Secretaria Executiva do GSI, mas foi exonerado novamente em 2 de junho deste ano.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O Sr Saulo deve ter documentos comprobatórios escandalosos que colocarão o general Gonçalves Dias na cadeia. Talvez o general tenha ainda mais documentos que envolvam Dino e Lula diretamente. E os ainda presos no DF?