O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o relator do arcabouço fiscal, deputado federal Claudio Cajado (PP-BA), deve deixar algumas emendas do texto final “mais claras”.
“Existiam alguns rumores de contas que não batiam, mas são coisas relacionadas à redação”, disse Haddad a jornalistas, nesta segunda-feira, 22. “Cajado deve deixar algumas questões mais claras em relação à confusão de contas, mais clareza.”
O ministro se reuniu nesta tarde com o deputado baiano para tratar sobre algumas questões do projeto — o mais importante enviado, até o momento, pelo governo ao Congresso.
A jornalistas, Fernando Haddad explicou que o relator levou à equipe da Fazenda contas erradas que foram feitas no projeto, sugestões de como evitar que as pessoas tenham uma impressão errada do relatório e a possibilidade de deixar a redação do texto com mais clareza.
“Deixar mais claro é promover pequenas alterações que impedem a má interpretação, que, às vezes, é feita de um dispositivo”, explicou Haddad. “Cajado está em um bom caminho. Ele disse que está confiante de que o arcabouço será votado nesta semana.”
O texto final deve ser votado no plenário da Câmara na quarta-feira 24. Na semana passada, depois de muitas negociações, os deputados aprovaram a urgência da nova âncora fiscal.
Mais cedo, Fernando Haddad se reuniu com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para agradecer os 367 votos a favor da regra. “Nosso encontro foi bom”, disse o ministro. “Aproveitei para sentir do Lira como está o clima para esta semana e se podemos ajudar. Senti Lira muito animado e confiante.”
Idealizado por Haddad, o chamado arcabouço fiscal foi proposto para substituir o teto de gastos — que foi implementado durante o governo de Michel Temer. Se aprovado pela Câmara, o projeto seguirá para análise do Senado.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].