O ministro da Justiça, Flávio Dino, admitiu que recebeu um aviso sobre os riscos dos ataques do 8 de janeiro. A fala de Dino ocorreu, nesta quarta-feira, 3, durante uma sessão da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.
“Esse documento, sempre afirmei que recebei”, disse Dino. “Foi o único. Nada tem de sensacional nesse documento. Não há omissão.” Trata-de se um documento enviado pela Polícia Federal (PF) ao ministro um dia antes dos atos de vandalismo na Praça dos Três Poderes.
“O senhor afirmou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara que não foi informado sobre os ataques do dia 8”, rebateu o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP). “Mas o senhor foi informado sim.”
Em 29 de março, Kataguiri divulgou o documento enviado pela PF. O ofício é assinado pelo delegado Andrei Augusto Passos de Rodrigues, diretor-geral da PF. Rodrigues alertou ao ministro sobre “ações hostis e danos” contra os prédios dos ministérios, do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e, possivelmente, de outros órgãos, como o Tribunal Superior Eleitoral.
Cerca de duas horas depois de receber o documento da PF, Flávio Dino oficiou ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, pedindo somente o bloqueio da circulação de ônibus de turismo “nos perímetros entre a Torre de TV e a Praça dos Três Poderes”.
“Eu não poderia passar por cima do governador do DF”, disse o ministro. “Todas as providências que me cabiam foram tomadas. Diferentemente do que muitos pensam, não mando em todas as polícias do Brasil. Existe um ordenamento jurídico. O processo correto é encaminhar ao GDF. A minha atuação foi no momento cabível.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Que saudades do Gal Heleno.
Óbvio que foi avisado. Fizeram tudo orquestrado para ter ganho político e massacrar a direita com apoio do STF.
O cinismo e o deboche mostra bem o que ele é. INCOMPETENTE. Ministro da Justiça enrolado com a justiça. PIADA.
Quanto mais esse aí fala, mais se enrola.
Vai caindo em contradição até não ter mais saída. O engraçado (se é que posso achar isso engraçado); é que por muito menos os ministros de Bolsonaro eram inquridos a todo momento, pelo STF. Agora, essa prática acabou. É só perceber o que NÃO aconteceu com o G. Dias, ex GSI. Está escancarada a vista grossa que o A. de Moraes faz para as mazelas da esquerda.
A pergunta é: Aonde vamos chegar, com o País nessa situação?!
BigPig se enrolou todo nessa.
Ele só não cai do governo porque, se abrir a boca, o Molusco irá cair junto com ele.
Mas vem mais vingança por aí pois, este desgoverno e o STF, depois da tentativa de desmonte do Estado, vão partir para a grosseria.
E já estão começando…
Tentando justificar o injustificável, Dino Sauro tropeça em sua própria cauda, deixando um enorme rastro que leva à tramoia para prender os manifestantes bolsonaristas. Hoje pela manhã, a PF prendeu vários auxiliares de Bolsonaro supostamente envolvidos em uma falsificação da carteirinha de vacinação do ex-presidente. Seria cômico se não fosse trágico, uma verdadeira zorra!
ASSIM COMO A LAVA JATO, FOI A MAIOR OPERAÇÃO ANTI CORRUPÇÃO DO MUNDO;
ATUALMENTE A MAIOR QUADRILHA DE BANDIDOS DE TODOS OS TEMPOS, SE APOSSOU DO BRASIL.
DO PCC AO SUPREMO, O LUIS INACIO COMPROU TUDO.
QUANTO BILHÕES CADA CAPA VERMELHA RECEBEU?
ESse é outro especialista em mentir.
Mentiroso. Primeiro finge que não sabia e depois que nao poderia. Igual ao chefe, o atual PR. Ou esperávamos algo diferente de um auto proclamando comunista?
Dino mente de forma contumaz, como só um comunista sabe fazer. Cadê a ironia, Dino. Virou um gatinho manso, ou é covardia mesmo?
SE É QUE VOCÊ TEM TUTANO MESMO, DINO, LEIA. OU É SER MUITO OTIMISTA ESPERAR QUE VOCÊ SEJA HONEST?
CLÁUDIO HUMBERTO
PODER, POLÍTICA E BASTIDORES
Com Tiago Vasconcelos e André Brito
COLUNA CH / 19 DE JANEIRO
Polícia de Dino inerte reforça suspeita de omissão no badernaço do dia 8
19/01/2023 0:01 | Atualizado 19/01/2023 0:56
ACESSIBILIDADE
Viaturas da Força Nacional estavam estacionadas ao lado do Ministério da Justiça enquanto vândalos tocavam o terror em Brasília
Cláudio Humberto
Imagens de homens da Força Nacional de Segurança em completa inércia durante a quebradeira em Brasília, dia 8, reforçam a suspeita de falha de comando na ação. A Força Nacional é subordinada ao ministro Flávio Dino (Justiça). Os militares se posicionaram no estacionamento lateral do Ministério da Justiça, a metros de distância dos invasores, e só houve ação quando o caos já estava estabelecido. Há relatos até da Força Nacional mantida também no estacionamento do Ministério das Comunicações, enquanto os vândalos tocavam o terror há muito tempo.
Relatos e imagens
• No estacionamento em que a Força Nacional aguardava pacientemente, havia diversas viaturas, ônibus e até uma ambulância, tudo parado.
O pedido
• Mensagem de Dino (Ofício 48/23) ao governador Ibaneis Rocha (DF) sugeriu bloqueio de ônibus no perímetro, o que foi prontamente atendido.
O que (não) fez
•
O ofício diz ainda que o MJ e as forças federais estavam “à disposição para emprego imediato, a fim de resguardar o patrimônio da União”.
Consequências
• O ofício será usado pelo senador Marcos do Val (Pode-ES), que acusa Dino e Lula de prevaricação, para convocar o ministro a se explicar.
“Todas as providências que me cabiam foram tomadas. Diferentemente do que muitos pensam, não mando em todas as polícias do Brasil. Existe um ordenamento jurídico. O processo correto é encaminhar ao GDF. A minha atuação foi no momento cabível.”
E NÃO, Dino.
Você não tomou as medidas cabíveis apostando no caos para culpar Bolsonaro. Cada uma daquelas pessoas presas tratadas como animais, todos as arbitrariedades, todas as mentiras, todas as injustiças têm sim as suas digitais, Dino.
Portanto, Dino, como servidor DO público que deveria tomar a iniciativa para preservar o patrimônio do povo brasileiro e não o fez, Dino, você PREVARICOU miseravelmente!
A latrina da História tem um lugar pra você, Dino!
“Nao podia passar por cima do governador”??? kkkkkkkkkkkkkkkk
Me engana que eu gosto Dino.
A estupidez desse ministro da Justiça Flávio Dino é fora do comum.
Ao que parece, Flávio Dino entende como “liderança séria” aqueles que transformam o debate público em um circo de horrores.
Flávio Dino foi o vencedor desta semana. No final da temporada, o campeão ganhará o troféu Luís Roberto Barroso, com a indicação de livros, pensamentos e músicas para refletir.
Na nossa justiça seletica, não cabe busca e apreensão de celulares e documentos desse ministro, do ex-GSI e de outros atores de 08/01. Já os que estavam em frente ao exército, foram presos e já denunciados, pois, a denuncia supõe que por estarem em frente aos quarteis, estavam lá reinvidicando um golpe militar. Enquanto isso, um a um, todos os corruptos da Lavajato estão sendo descondenados ou liberados. Salve-se quem puder. Parece que estamos retornando aos anos 60.