Mesmo de atestado, o general Marco Edson Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), concedeu uma entrevista à GloboNews na noite desta quarta-feira, 19.
Mais cedo, Dias apresentou o documento à Comissão de Segurança Pública da Câmara, alegando que foi atendido hoje com “quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação”.
O atestado foi emitido às 13 horas, sendo que a sessão estava prevista para acontecer a partir das 14 horas. No entanto, conforme apurou Oeste, até às 11 horas a presença do general estava confirmada.
O documento impediu o ex-ministro de dar explicações aos parlamentares na comissão, mas permitiu que ele fosse entrevistado pela Globo.
“Fizeram um corte específico na produção dos vídeos que todos acessaram”, explicou o ex-ministro à emissora. “Tenho 44 anos de profissão no Exército Brasileiro e sempre pautei a minha vida em cima dos valores éticos e morais. O maior presente que dou a mim mesmo é a honra. Não sei de onde vazou. Distribuímos imagens à Polícia Federal, ao Ministério Público, à Polícia Militar e ao Comando Militar do Planalto. Estou muito triste.”
Gonçalves Dias pediu exoneração do cargo depois de uma reunião convocada pelo presidente Lula. A situação do general passou a ser questionada depois que a CNN Brasil divulgou imagens que mostram Dias dentro do Palácio do Planalto durante os atos de vandalismo em 8 de janeiro.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Um verdadeiro representante de Lula.
Tem o mesmo caráter duvidoso.
Usar atestado médico para FUGIR de uma convocação oficial, é covardia, mau caratismo e molecagem. Se formos levar a coisa para o campo legal, o tal general cometeu crime de falsidade de documentos.
Por que será que tem tanto medo, hein?!
Anderson Torres foi muito corajoso e não teve medo. Voltou dos EUA e se apresentou para depor, mesmo sabendo que poderia (e foi) ser preso. Agora, um “general” fugindo da guerra??!! Que vergonha!!
Olha a frase do General Gonçalves Dias: “sempre pautei a minha vida em cima dos valores éticos e morais”.
Realmente ele pautou a vida EM CIMA dos valores éticos. Pisando e desprezando, desde que se tornou um capanga de criminoso Lula.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Esse que deveria estar preso, e não o Anderson Torres.
Como médico, não posso deixar de lamentar que um colega ceda a pressão de forjar um atestado médico. Espero que não seja o caso pois seria uma óbvia infração ética.
O que o sujeito não faz pra defender uma idéia, por absurda que seja….lamentável!
Abra o bico, G. Dias!!!
Anderson torres foi preso estando de férias e nem no país. O Marco Edson é filmado ajudando os invasores e nada acontece. Escancara a parcialidade do STF.
Esse “general” deveria perfilar-se, juntar os cascos, ficar em posição de sentido e bater continência para o Vigia da Esquina. Cába seboso da mulesta, hôme!
Globolixo é fascista/comunista de mierda! Reacionária, defensora do status quo, do establishment!
Atua como se estivéssemos em 2003 e, não em 2023!
GSI é órgão de inteligência, e não cabide de emprego para militar comunistinha de mierda, amigao do Lula. Um brucuto escroto, atrasado, defensor de bandido condenado.
Esse guerrilheiro não representa o exército brasileiro!
Me desculpe,quem tem honra jamais serviria num governo desse.
O médico irá responder em um conselho de ética do CRM por atestado falso?
Quem deve teme, e não aparece, tá com medo de ficar pior que a situação física e moral que o injusticado Alexandre Torres está tendo que enfrentar na cadeia há mais de 60 dias, pq 8 de janeiro nas câmeras achadas acharam Gonçalves Dias orientando os invadores.Bonito né
O TAL ATESTADO DIZ “QUADRO CLÍNICO AGUDO”. QUADRO AGUDO DE QUÊ? INFARTO? PEDRA NOS RINS? PNEUMONIA? DISENTERIA? MEDO? SÍNDROME DO PÂNICO? URINA SOLTA?
General Calhorda! Miserável.
Saúde p dar entrevista p mídia manipuladora ele tem.
Deveria ter vergonha!! Mas mal caratismo é uma das qualidades dos membros dessa quadrilha, se fizeram edições, cortes fora do contexto porque pediu p sair, comprove a honra que disse ter, comunista traidor da Pátria.
Tem muitas coisas que precisam ser muito bem explicadas nesse caso. Uma delas é porque ele não foi ouvido no inqueríto já que o governo divulgou nota dando conta de que as gravações foram todas entregues ao STF, e porque o STF não decretou a prisão dele mesmo tendo as imagens do quebra quebra no Palacio do Planalto, da mesma forma como fez com Andern Torres. As imagens são claras no sentido de que o agora ex-ministro jamais transpareceu qualquer sinal de preocupação. Pelo contrário, nas vezes em que aparece nas imagens estava sempre calmo. Importante se faz apreender o telefone e quebrar seu sigilo , pois com certeza, seu chefe estava a par de tudo o q estava acontecendo, ao revés do que foi divulgado. Há de se perquerir eventual prevaricação de quem está a frente desse inquerito.
Pois é, todos, todos os Generais das FAA, são Comunista, não escapa um….. Deus Pátria e Família.