O governo brasileiro enviou, na tarde desta segunda-feira, 16, 35 purificadores de água, dois kits de medicamentos e insumos de saúde para atender a população que está em situação de emergência na Faixa de Gaza. A ajuda humanitária deve atender até 3 mil pessoas durante um mês.
Os insumos estão em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu para repatriar os brasileiros que estão em Israel, depois da guerra iniciada pelo grupo terrorista Hamas.
+ Israel confirma que Hamas mantém 199 pessoas como reféns
Até o momento, foram contabilizados mais de 4,2 mil mortos — mais de 2,8 mil palestinos e 1,4 mil israelenses, sendo a maioria civil.
Os itens serão descarregados em Roma, na Itália, onde vão ser somados a outros cinco purificadores que estão na aeronave da Presidência da República. Conforme o governo, juntos, os 40 purificadores têm capacidade de tratar mais de 220 mil litros de água por dia. De Roma, os insumos serão levados para o Egito.
Segundo o Ministério da Saúde, cada kit é comporto por anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas. Ao todo, são 48 itens em cada kit.
+ Últimas notícias sobre a guerra em Israel
Os hospitais na Faixa Gaza, conforme a Organização Mundial da Saúde, enfrentam escassez de suprimentos médicos. Há ainda a interrupção do fornecimento de eletricidade e água para a população.
Brasil já repatriou mais de 900 brasileiros, mas há nacionais na Faixa de Gaza
Com o auxílio da FAB, o governo brasileiro começou a resgatar os nacionais na terça-feira 10. Ao menos 2,7 mil brasileiros pediram a repatriação ao Ministério das Relações Exteriores.
Conforme o Itamaraty, até momento, foram repatriados 916 brasileiros e 24 animais domésticos. A expectativa é que, até a quarta-feira 18, o número de repatriados chegue a 1,1 mil brasileiros.
Além disso, um grupo de cerca de 30 brasileiros e familiares estão no sul de Gaza, região mais conflituosa, aguardando o Egito liberar passagem terrestre para que o governo brasileiro possa resgatá-los.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Me ajuda aí … Li, preteritamente, que os brasileiros, indigenas, estavam tendo literais problemas com o consumo de água em razão da potabilidade. Mas, antes de mandar purificador para eles (temos um Ministério afim ?), estamos mandando para outro canto do mundo … É isso ?
Esse desgoverno é mesmo muito abusado. Agora vão acudir os terroristas com o nosso dinheiro? Sei que tem civis e crianças, mas tem sido quase duplicado que saiam da região. Estão usando o próprio povo como escudo e os terroristas daqui agora mandam aguinhas e remedinhos.