Um grupo se manifestou em frente ao Itamaraty, nesta quinta-feira, 1°, para cobrar um posicionamento mais contundente do governo Lula, diante das denúncias de fraude eleitoral que recaem sobre o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. O ato começou às 17 horas.
Além disso, os manifestantes entregaram uma carta ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, a fim de formalizar a requisição.
“Queremos chamar a atenção de Vossa Excelência para as graves violações de direitos humanos que estão sofrendo os venezuelanos que protestam pacificamente no país”, informa o documento, ao citar violações de direitos humanos praticados pelo ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. “Perseguições, detenções arbitrárias e desaparecimentos são alguns dos métodos utilizados pelo regime para silenciar as vozes dissidentes.”
No texto, o movimento solicita que o Itamaraty peça às autoridades do Conselho Nacional Eleitoral que apresentem as atas que sustentam o resultado anunciado e que seja realizada uma auditoria independente. “Também apelamos ao governo federal para apoiar a demanda do povo venezuelano, por respeito e garantia de seus direitos políticos, bem como para empreender todos os esforços necessários para assegurar que as autoridades eleitorais venezuelanas realizem uma auditoria transparente e imparcial das eleições presidenciais”, informa o documento.
Lula deve falar por telefone com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro
O presidente Lula deve conversar amanhã, por telefone, com Maduro sobre as eleições na Venezuela.
A ligação foi pedida pelo embaixador do país no Brasil, Manuel Vadell, ao Palácio do Planalto.
Mais cedo, Lula falou com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Manuel López Obrador.
Leia também: “A farsa eleitoral na Venezuela”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Pedindo ajuda ao segundo carrasco…
Lula jamais vai discordar de Maduro, pois Maduro tem uma caixa preta que,ao abrir , incriminará Lula.
Se não levaram água e marmita, vão ter problema, pois talvez só em outra encarnação tenham uma resposta……