Na semana passada, a Polícia Federal (PF) cumpriu um mandado de prisão contra a pedagoga Joanita de Almeida, de 55 anos, por “receio de fuga”, no âmbito do 8 de janeiro.
Em vez de acontecer na residência de Joanita, em Juiz de Fora (MG), a diligência ocorreu no Hospital Ana Nery, na mesma cidade. Isso porque Joanita está internada na ala psiquiátrica da unidade de saúde desde 16 de maio por causa de um surto psicótico. “Ela se pendurou na janela e tentou pular”, relatou a filha Luanna Almeida, enfermeira, de 31 anos. “Por sorte, a rede de proteção não cedeu. Por isso, minha mãe foi encaminhada ao hospital de pronto atendimento e segue internada.”
Devido à insanidade mental constatada por médicos ainda durante o período em que ficou na Colmeia, em Brasília, a juiz-forana vem se tratando da enfermidade desde que conseguiu liberdade condicional, em agosto do ano passado.
Nesse período, Luanna chegou a pedir um processo de interdição da mãe, em virtude do agravamento da doença mental. Hoje, a filha tem a curatela de Joanita, que se afastou do trabalho.
Mesmo com esses fatos sendo de conhecimento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Joanita se tornou alvo do mandado cumprido na quinta-feira 6, mantido apesar de apelos da defesa por seu cancelamento. A dona de casa foi ainda condenada a 16 anos de prisão, em 6 de fevereiro deste ano. Ela se refugiu no Senado após ver bombas de efeito moral caírem na Praça dos Três Poderes.
Conforme Moraes, Joanita vai ter de cumprir a prisão no hospital onde se encontra, até conseguir alta. Depois disso, será transferida a uma penitenciária. “Diante do exposto, determino que a prisão preventiva da ré deverá ser cumprida no estabelecimento em que estiver internada, até o surgimento da possibilidade de alta hospitalar, a qual deverá ser imediatamente informada a esta Suprema Corte pelo diretor do hospital onde se encontra internada a presa”, determinou Moraes.
A advogada de Joanita, Juliana Medeiros, chegou a falar em inimputabilidade da cliente, em razão da insanidade, quadro clínico delicado que se agravou enquanto ficou presa, pelo 8 de janeiro. “Se considerada inimputável, Joanita pode ser absolvida imprópria e submetida a medidas de segurança”, observou Juliana. “Os relatórios e os prontuários médicos levantaram dúvidas razoáveis sobre sua integridade mental.”
Quem é a presa do 8 de janeiro que tem insanidade mental?
Mãe de Luanna, Joanita é também avó de duas crianças, uma de 5 anos e outra, de 13. O menino mais novo envia cartas a Joanita, que as lê do hospital. “O comportamento dele ficou mais agitado e, às vezes, agressivo”, lembrou Luanna. “Tudo isso desde que ela internou.”
Já a garota está tendo problemas na escola. “Minha filha tem apresentado bastante alteração no rendimento escolar e alteração de ansiedade”, contou Luanna. “Tivemos de levá-la ao médico, pois está com uma desidrose, por essa ansiedade e por ver a avó voltar para a prisão.”
Joanita era presidente da Associação Assistencial Derlando Ferreira Fernandes, responsável por gerir creches de Juiz de Fora.
Leia também: “Esquecidos no cárcere”, reportagem publicada na Edição 207 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Orgulho de ser brasileiro. Fico imaginando a PF chegando ao local em três viaturas, descendo delas uns quinze gloriosos policiais vestidos de preto, portando fuzis de assalto, dirigindo-se galhardamente ao encontro da perigosa senhora para, mais uma vez, cumprir alegre e galhardamente a vontade do chefão. Este é um país que mostra ao mundo o quanto pode descer uma sociedade que abandona seus valores morais.
E o Congresso, não se mexe ? Ele vai matar mais gente…
E o Congresso, não se mexe ? Ele vai matar mais gente…
Alexandre de Moraes segue destruindo vidas! Sem pudor, sem a menor desfaçatez ! Por que oo Congresso nao volta a tomar as redeas s
Chega!!! Todos os limites possíveis e imagináveis já foram ultrapassados. Não tem ninguém neste país com coragem suficiente para parar esta insanidade? Ou já estamos todos igualmente doentes?
Mais um ato de injustiça e crueldade cometido, orgulho de cada um dos servidores públicos brasileiros, juízes, promotores, policiais federais, militares que, da miséria do povo arrancam seus privilégios, atuando sempre com suprema desídia, covardia e irresponsabilidade. Parabéns aos servidores públicos, continuem assim.
Este cabeça de ovo não pode ficar impune pelas maldades que comete. É insano.
#ForaAlexandreTiranoETorturador
Meu Deus do Céu, a maldade desse indivíduo é algo a ser comparada aos piores tiranos que já pisaram na face da terra. É impressionante como ele tem o prazer de cometer maldades. Como a justiça dos homens, principalmente a brasileira não age, pelo menos vamos aguarda a justiça divina.
A se confirmar tal acontecido, este tal ministreco, deve ser imediatamente afastado e naturalmente punido.
Quem sabe ele não consegue uma vaga neste hospital psiquiatra!…..
Esse homem que não pode pentear o cabelo é um monstro.
Muita crueldade!
Por outro lado (grupos da esquerda), vândalos, baderneiros, depredadores de patrimônio público e privado (como nos casos da ALEP, ALESP e inúmeros eventos de depredação Em São Paulo) passam impunes, sem sequer ser julgados por seus reprováveis e anti-democráticos atos!
Enquanto isso, um DEScondenado por corrupção segue livre destruindo o país. E a PF é outra que se tornou vergonha nacional. Vamos ver quando vão parar esse monstro. Até lá, são todos coniventes no crime.
A se confirmar tal acontecido, este ministreco deve ser afastado imediatamente, e punido.
Talvez se consiga uma vaga neste hospital psiquiátrico, para o….
A vergonha não é só desse ministro. É de todos, porque não fazem nada!
Ou, quando fazem, a maior parte apóia!
Esse Alexandre é um monstro desumano.
Sim, Lúcifer tem uma apelido, aqui no país dos bananas: Xandão.
Que vergonha desses PFs que cumprem uma diligencia dessa. Todos serão devidamente responsabilizados . Já estão sendo levantados os nomes de cada agente cumpridor dessas ordens ao arrepio da lei. Teremos outro Nuremberg
Que vergonha desses PFs que cumprem uma diligencia dessa. Todos serão devidamente responsabilizados . Já estão sendo levantados os nomes de cada agente cumpridor dessas ordens ao arrepio da lei. Teremos outro Nuremberg