O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), relatou a aliados que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não o avisou antecipadamente sobre a busca e apreensão que a Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira, 18, no gabinete do líder da oposição na Casa, Carlos Jordy (PL-RJ).
O presidente da Câmara teria sido avisado apenas pela Polícia Legislativa sobre a ação da PF. Conforme apurou Oeste, pela manhã, Arthur Lira também teria ligado ao parlamentar. Além disso, o presidente da Câmara teria ficado “incomodado” com a busca e apreensão na Casa.
A postura do ministro, que é o responsável por autorizar os mandados de busca contra Jordy, estaria contrariando a tradição do Judiciário de avisar aos presidentes do Legislativo sobre operações realizadas no Congresso.
Em outras ocasiões, o ministro avisou aos chefes do Legislativo antes de autorizar operações na Casa. Em junho de 2023, por exemplo, Moraes ligou para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para avisar sobre a operação de busca e apreensão contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Em fevereiro de 2021, o magistrado avisou Lira sobre a prisão em flagrante do então deputado federal Daniel Silveira, depois que Silveira publicou um vídeo com ofensas aos ministros da Suprema Corte.
Publicamente, Arthur Lira ainda não comentou sobre a busca e apreensão da PF no gabinete de Jordy. Procuradas por Oeste, as assessorias de Lira e de Moraes não retornaram até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
mais de que adianta avisar ????
o reizinho manda em tudo !!
tudo ele pode, então pra que essa bobagem de avisar ??!! DITADURA DE TOGA JÁÁ
Esse Lira não tem qualquer moral para estar na presidência da Câmara. Não tem ética, nem princípios. Está vendido ao STF e ao executivo. Troca de “figurinhas” é sua especialidade, desde que possa levar a melhor parte.
O rabo do Lira tá preso com o STF, recentemente teve alguns de seus processos anulados pelo STF, o que o deixa mais refém desses caras. Na realidade, se há parlamentares reféns do STF, a população se encontra também refém, já que seus representantes eleitos estão emparedados, chantageados por esses canalhas. Cada vez fica mais claro pra quem quer ver, que não vivemos mais numa democracia. A tal democracia tão alardeada pelos golpistas do executivo e do judiciário é do mesmo modelo das democracias da Venezuela, Nicarágua, Coreia do Norte e China.
Vamos aguardar, mas provavelmente Lira vai comunicar que não estava em casa e o Xandão ligou e deixou recado com a empregada do que estava fazendo e ela liberou… afinal os processos dele no Circo não podem andar!
Não avisou?
E precisa avisar?
Em casa se mãe Joana tá tudo bem , é ôba ôba.
Um bando de caras com processos engavetados lá no stf
É só ameaçar abrir as gavetas e pronto , como aconteceu no caso do voto impresso , bastou um tour nos gabinetes para dar uma volta de 180 graus na votação .
Aquilo foi uma boa amostra de como está o congresso só se ilude que farão alguma coisa além de “parlar” quem é muito trouxa.
Foram abrir o precedente de manter a prisão de Silveira e perderam o respeito do judiciário. Agora vai reclamar pra quem? Bem que alguns parlamentares lúcidos avisaram.
Será que vai tomar alguma atitude?
Será que vai tomar alguma atitude?
Lira está ENVERGONHANDO o Brasil, abraçado com Pacheco, numa posição de subserviencia de causar náusea em seus eleitores!