Durante um telefonema, o presidente Lula conversou, nesta segunda-feira, 23, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para tratar sobre as guerras em Israel — que foi atacada pelo grupo terrorista Hamas — e na Ucrânia, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.
Conforme o Palácio do Planalto, na conversa, Putin lamentou que ainda “não tenha sido encontrada uma solução para criar um Estado Palestino”, além de concordar com Lula sobre a necessidade do fim dos bombardeios na Faixa de Gaza e da imediata liberação dos reféns do Hamas.
+ Faixa de Gaza: Israel faz ataques em ‘preparação’ para próxima fase da guerra
Putin também comentou, segundo o Planalto, sobre a proposta do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, vetada depois de um voto contrário dos EUA. Na ocasião, a Rússia se absteve.
Durante a ligação, o petista ressaltou a urgência da criação de um corredor humanitário que permita a saída de estrangeiros e a entrada de remédios, água e alimentação.
De acordo com o Itamaraty, há cerca de 30 brasileiros e parentes aguardando a abertura da fronteira com o Egito para deixar Gaza e serem repatriados para o Brasil.
Apesar de ter condenado os ataques do Hamas e ter classificado os atos como terroristas, Lula não reconheceu diretamente o grupo como terrorista.
+ Um a cada cinco mísseis de Gaza mata palestinos, afirma Israel
O governo brasileiro segue o critério estabelecido pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e só classifica um grupo como terrorista se houver aprovação da ONU.
Em relação à guerra na Ucrânia, o Planalto informou que Lula apenas se colocou à disposição para ajudar na mediação quando os dois lados estiverem dispostos a cessar o conflito.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O anão diplomatico ainda atrás de protagonismo. A proposta brasileira foi tão boa que nem a Rússia votou, se absteve
O babaca do Putin (ho) é um dos poucos que ainda dá bola para o molusco. Como diria o narrador Milton leite – da Globolixo – que fase!
Só para constar: li a notícia 🙁
Eles estão mto preocupados com a condição humanitária. Vai nessa.