Os presidentes Gustavo Petro (Colômbia) e Lopez Obrador (México) devem conversar com Lula, nesta quinta-feira, 1°, sobre a Venezuela.
Até o momento, os três países estão aguardando a divulgação das atas eleitorais, pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), para emitir um posicionamento oficial a respeito do reconhecimento ou não dos votos totalizados.
Desde o anúncio do resultado pelo CNE, que garantiu um terceiro mandato ao ditador Nicolás Maduro, a oposição tem contestado o pleito, sob o argumento de que houve fraude na disputa. Além disso, a direita afirma ter atas suficientes que podem comprovar sua vitória. Isso porque, durante o processo, eleitores divulgaram os documentos nas redes sociais.
Lula e Biden discutem Venezuela
Na tarde ontem, Lula e Joe Biden discutiram a situação da Venezuela. A Biden, Lula disse ser “fundamental” a publicação das atas eleitorais pelo CNE.
De acordo com o petista, o Brasil “acompanha permanentemente o processo eleitoral”, por meio do assessor especial Celso Amorim, que se reuniu com Nicolás Maduro em Caracas, e também com o opositor Edmundo González.
Leia também: “O pensamento totalitário”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 227 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Imagino a conversa tipo “viagem na maionese” desses submissos à China e Rússia.
O Pinóquio brasileiro deverá regurgitar suas pérolas circenses.