Durante uma entrevista à GloboNews, o presidente Lula disse que, ao chegar no Palácio da Alvorada, encontrou o local “semidestruído”.
“Herdei o Alvorada de um mandato de oito anos do FHC e recebi tudo limpo e cuidado”, disse. “Do jeito que estava, eu fui morar por oito anos. Quando entreguei o palácio para a Dilma, deixei tudo limpo e, inclusive, reformado. Fizemos uma reforma com 25 empresários. Era uma doação deles para a União e para o patrimônio público. Agora, sinceramente, não sei o que foi feito no Alvorada. Quando cheguei lá, não havia cama no quarto.”
O jurídico me proibiu de comentar🤐 pic.twitter.com/1NXGKhlDlk
— Elisa Brom (@brom_elisa) January 19, 2023
Lula engrossou as críticas, seguindo a mulher, Janja, que, há alguns dias, criticou o estado do Alvorada. A primeira-dama chegou a levar a Globo ao local, para uma vistoria.
Depois do episódio, Michelle Bolsonaro manifestou-se nas redes sociais alegando que, diferentemente do que Janja havia afirmado, o edifício foi preservado durante o mandato do ex-presidente, e que a estrutura foi respeitada por se tratar de um “patrimônio público tombado”. Michelle ainda fez questão de lembrar a reforma milionária, que Lula citou acima, feita no Alvorada.
“É de conhecimento público que em 2006 o local passou por uma reforma avaliada em milhões, onde foram executadas algumas mordomias como jacuzzis com hidromassagem, pela empresa Odebrecht”, escreveu a ex-primeira-dama.
Ela também destacou que os móveis usados pela família durante o tempo em que Bolsonaro ficou no poder foram levados do Rio de Janeiro, onde a família morava antes de o ex-presidente tomar posse, para Brasília.
Reforma polêmica do governo Lula
Uma das primeiras polêmicas relacionadas às reformas que a gestão Lula realizou no Alvorada é a que foi feita no jardim. Em 2004, a então primeira-dama, Marisa Letícia, mandou fazer um canteiro em forma de estrelas e sálvias vermelhas no jardim, em alusão ao símbolo do PT.
No mesmo ano, Lula, que alegou que o governo estava sem dinheiro para uma mudança ampla, chamou um grupo de empresários da construção civil e pediu que eles custeassem o projeto. Foi uma “parceria-público-privada” para garantir o conforto do petista. A obra foi orçada em R$ 16 milhões, o que gerou muitas críticas aos gastos.
Em seu segundo mandato, o petista decidiu revitalizar a piscina do Alvorada, parte da residência que nunca havia passado por uma reforma. Em 2018, uma investigação da Polícia Federal mostrou que a troca do granito da piscina teria sido feita pela construtora Odebrecht, sem contrato e publicidade. A apuração ainda indicou que Lula era tratado como amigo do presidente da empresa, Marcelo Odebrecht.
Leia também: “O novo departamento de propaganda do PT”, reportagem de Edilson Salgueiro para a Edição 147 da Revista Oeste.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O ex-presidiário não perde a mania de mentir. Uma cara que entregou um País destruído, falido, achando que vai convencer alguém de que as duas moradas destinadas à Presidência da República estão em condições deploráveis. Parou. Chega de mentiras Lula, vai morar no Alvorada ou na Granja do Torto.
Revista Oeste, é simplesmente repugnante vocês se referirem ao ex-presidiário descondenado como presidente. Isto não é de forma alguma necessário ou mandatório. Coloquem apenas Lula, que todos já entenderão. Não reconhecemos este criminoso como nosso presidente e sabemos que vocês tampouco. Portanto, parem de colocar o “presidente” na frente do codinome do bandido.
Obrigada.
Piada, né?
Ali Babá, ao sair, deixou saqueado!!!!
S E M I ???????????
Ainda que tivesse alguma pontinha de verdade nisso e se fosse minimamente importante, nada se compararia a nós, que recebemos deles um país, saqueado, destruído, quebrado financeiramente e moralmente, desmoralizado, totalmente contaminado com a praga do socialismo preguiçoso e vagabundo. Que cara de pau. Até pertences do palacio levou ao final dos oito anos em que lá esteve,
a canja está dando ordens ao velhote gagá, papagaio de pirata
Gosta de luxo hem!!
Ainda mais pago pelos ovários que votaram nele
Condiz com caneta e relógio de milhares de reais, suíte presidencial de 5 mil reais por dia, e daí por diante
cadeiro velho reclamando de palácio
cadeieiro
Ele esqueceu de falar das inúmeras coisas que roubou do Palácio, e posteriormente foram encontradas em um cofre e, no sindicato doa metalúrgicos de São Bernardo, em tempo Natuza Neri, reformou o nariz, melhorou um pouco a aparência, mas, a cabeça continua baldia como sempre.
Mais uma reforma para ser investigada,ainda mais feita por 25 empresários,e o medo todo dele é que durante quatro anos o ambiente do Alvorada era frequentado por pastores , padres e religiosos foi abençoado e descontaminado das obras satânicas que haviam lá dentro e quando o mau se aproxima de assusta mesmo e aí fica inventando historinhas de má conservação, ele tem medo de sofrer um exorcismo.
Lula está com a mão coçando para trazer de novo a Odebrecht e começar a roubar de novo, vai reformar o palácio sem licitação, em caratê emergencial, como as diárias da suíte presidencial do hotel onde se encontra com a sua cuidadora, gastando uma fortuna sem licitação, mais de quatro mil por diária, o descondenado gosta de muito luxo, pobres só nos discursos.
De fato o lula deixou tudo bem limpo: ele “limpou” o Alvorada, a Petrobras, o BNDES…etc
…recebeu semi destruído? Já o Temer, à época, recebeu “Totalmente furtado, larapiado, rapinado, surripiado.” Entendeste velhote senil e cocalero…