O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Brasília por volta das 5h20 desta quinta-feira, 26, depois de passar três dias na Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA). O petista permanece poucos dias na capital, já que viaja para o México neste próximo domingo, 29.
A viagem de Lula para participar da posse da presidente do México, Claudia Sheinbaum, vai impactar diretamente na reta final da campanha do candidato do Psol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos. Isso porque o petista não vai poder participar de evento com o psolista no sábado 28.
Inicialmente, Lula tinha a expectativa de participar do evento em São Paulo com Boulos. Contudo, a assessoria do Palácio do Planalto informou que a ida do presidente não tinha sido confirmada e, portanto, não houve desistência de sua presença.
Agenda de Lula no México
Lula deve ficar no México até 1º de outubro. Esta vai ser a terceira vez que ele visita o país, onde esteve em 2003 e 2007. Nesta visita, o petista se reúne com o atual presidente do país, López Obrador, e, em seguida, com Claudia Sheinbaum.
O chefe do Executivo brasileiro deve tratar de temas bilaterais com o país, como meio ambiente, desafios da área climática, relações comerciais e questões de gênero.
O petista também participa do encerramento do fórum México–Brasil. São confirmadas as presenças de 400 empresários, sendo 150 brasileiros. Devem ocorrer painéis sobre investimentos, segurança alimentar e exploração de alimentos, cadeias produtivas e nova indústria.
Depois do evento, Lula vai a um jantar oferecido pelo governo mexicano aos chefes de Estado, no Museus da Cidade do México. Em 1º de outubro, o presidente participa da cerimônia de transmissão da posse presidencial de Claudia Sheinbaum, realizada na Câmara dos Deputados, no Palácio Legislativo de San Lázaro.
A previsão é que o presidente volte para o Brasil depois da cerimônia de posse de Sheinbaum.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Vai viajar novamente? Hummmm, temos a chance da “sorte” olhar mais uma vez para o Brasil.
vamos galera, trabalhar mais e mais para pagar essas viagens inúteis.. Pelo menos nosso mandaotário colocado na presidência pode curtir o que resta de vida em viagens e boa vida. Ah, não esqueçamos da CANJA, que também precisa curtir viajando e usando a Janjinha até esfoliar… Faz o “L” que melhora, quem apoia ou apoiou isso tudo!
Essa porra só passeia…