O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), criticou o presidente Lula, nesta quarta-feira, 26, devido a uma publicação em que o petista atacava a política pró-armas do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Na terça-feira 25, o chefe do Executivo disse que os decretos editados pelo governo anterior — que facilitavam o acesso às armas —, serviam apenas para “agradar ao crime organizado e quem tem dinheiro”. Marinho, então, rebateu o petista.
“Tenho evitado comentar diretamente essas publicações, geralmente são platitudes e sandices típicas de liderança sindical dos anos 80, porém, a idade e o evidente desequilíbrio não podem ser biombos para esconder seu preconceito e má-fé”, escreveu o líder da oposição hoje em seu perfil no Twitter. “Quem preside o Brasil, (sic) não pode e não deve agredir pessoas de bem, generalizando acusações que caberiam mais para os bandidos que usam armas sem cadastro, sem condicionantes e a (sic) margem da lei. Melhore, Lula.”
Lula vs armas
Na sexta-feira 21, o presidente assinou um novo decreto de armas que passa a valer para todo o país. Com a nova legislação, o cidadão comum vai enfrentar um processo burocrático a fim de obter permissão para a sua autodefesa.
A nova política de armas restringe, por exemplo, o uso da pistola calibre 9 milímetros (mm), .40 e .45. O decreto prevê ainda que todos os clubes de tiro devem estar localizados a uma distância superior a 1 km em relação aos estabelecimentos de ensino — sejam eles públicos ou privados.
Além disso, transfere o cadastro de armas do comando do Exército para a jurisdição da Polícia Federal. Neste link, o leitor pode conferir todos os efeitos do decreto petista.
Na terça-feira, Lula disse ter pedido ao ministro da Justiça, Flávio Dino, o fechamento dos clubes de tiro do Brasil. Conforme o presidente, a população não precisa se armar, pois não “há preparação para uma revolução”.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Pedir que o Carniça Maldito melhore é o mesmo que querer ir à Lua de patinete. Certíssimo o Presidente Bolsonaro ao se referir ao ex-presidiário e ex-condenado como JUMENTO.