Os ministros do presidente Lula terão de prestar contas semanalmente sobre quantos parlamentares cada um recebeu. A decisão foi tomada na quinta-feira 15, durante uma reunião ministerial convocada pelo chefe do Executivo. Segundo Lula, o encontro deve ser o último até o fim deste ano.
A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta sexta-feira, 17. Os 37 ministros terão de informar à Secretaria das Relações Institucionais (SRI) a relação de deputados e senadores recebidos, seja por secretários, assessores parlamentares ou por eles próprios.
“Semanalmente a SRI vai entregar esse mapa dos parlamentares atendidos aos líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso para que possam repassar aos líderes partidários e possam ter um mapeamento permanente”, explicou Padilha a jornalistas.
Uma das maiores reclamações dos parlamentares, em especial dos deputados, é que os ministros de Lula não tinham tempo para recebê-los nos ministérios. Conforme apurou Oeste, os parlamentares se queixavam de que não tinham suas demandas se quer ouvidas pelos ministros.
Parlamentares ouvidos por esta reportagem manifestaram insatisfação com o tratamento das ministras Nísia Trindade (Saúde) e Daniela Carneiro (Turismo). Tal fator foi essencial para dificultar a relação do Executivo com o Congresso — uma vez que o governo ainda não possui uma base sólida na Casa.
Há duas semanas, a Câmara quase não aprovou uma medida provisória que alterou a estrutura da Esplanada. Até os últimos minutos, o governo postergou a votação, pois não tinha votos suficientes. Caso a MP caducasse, a estrutura de governo desenhada por Lula iria desmoronar.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Seria muito mais importante os ministros informar os gastos de cada ministério semanalmente, onde foram aplicados, qual o resultado alcançado, o que de bom cada gasto proporcionou ao povo brasileiro. Gastos que nós, pagadores de impostos pagamos. A impressão que tenho, é que esse governo se adonou do nosso dinheiro e não está nem aí como esse dinheiro é utilizado.