O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu a liberdade provisória para o ex-ministro Anderson Torres na tarde desta quinta-feira, 11.
O ex-ministro estava preso desde 14 de janeiro por suspeita de omissão nos atos do 8 de janeiro. A defesa alega que Torres está com problemas de saúde e, por isso, pediu que a prisão preventiva fosse revogada.
“Concedo a liberdade provisória a Anderson Gustavo Torres, mediante a imposição cumulativa das medidas cautelares”, determinou Moraes.
O ministro impôs algumas regras que, caso sejam descumpridas, fará Torres retornar à prisão. Moraes proibiu o ex-ministro de sair das dependências do Brasil e do Distrito Federal (DF), de usar as redes sociais e de se comunicar com qualquer envolvido no mesmo inquérito que ele.
Antes de sair da prisão, Torres terá de colocar uma tornozeleira eletrônica, se apresentar a Justiça do DF em até 24 horas e deve estar em casa todas às noites. Moraes ainda afastou o ex-ministro do cargo de delegado da Polícia Federal e ordenou que ele compareça todas as segundas-feiras à Justiça do DF.
Além disso, o ministro cancelou todos os passaportes que existirem no país em nome de Torres e suspendeu qualquer documento de porte de arma de fogo que o ex-ministro possa ter.
“No presente momento da investigação criminal, as razões para a manutenção da prisão de Torres cessaram, pois a necessária compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade demonstra que a eficácia da prisão preventiva já alcançou sua finalidade”, sustentou Moraes em sua decisão.
Prisão ‘ilegal’ de Anderson Torres
Conforme noticiou Oeste, a defesa do ex-ministro argumentou que os requisitos para a prisão preventiva — que são a garantia da ordem pública e econômica, a conveniência da instrução processual e para assegurar a aplicação da lei penal — não estão presentes no caso dele. Conforme o advogado, o prazo previsto para a conclusão do inquérito, de 81 dias, no Código de Processo Penal, também já se esgotou.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
PERSEGUIÇÃO POLÍTICA DO TIRANO, A CONSTITUUIÇÃO FOI RASGADA E QUEM MANDA AQUI SOU EU. MORAES SE SENTE O TODO PODEROSO,PORÉM A JUSTIÇA DIVINA TARDA MAS NÃO FALHA.,PODE ESPERAR.
Infelizmente a Lei e a Constituição não vem sendo Respeitada assim como a Instituição STF, e quem a está desrespeitando são os mesmos que Deveriam fazê-las serem Cumpridas. Até onde vamos? Se pelo menos tivéssemos um Presidente do Senado atuante nada disse aconteceria.
Meu dia é a base de calmante e antdepressivo.
Com todo o respeito ao nosso caríssimo ministro Anderson Torres, queria uma foto pra correr o mundo escancarando a ditadura em curso e seus presos políticos torturados.
“No presente momento da investigação criminal, as razões para a manutenção da prisão de Torres cessaram, pois a necessária compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade demonstra que a eficácia da prisão preventiva já alcançou sua finalidade” (sic)
Não tinha mais como justificar a prisão dele e a liberdade do coronel Dias
Cadê os senadores Moro e Mourao entre outros que bladavam a mudança no judiciário, STF com 10 anos de serviço, e exigir o impeachment do cabeça de ovo e seus cumplices do STF.
Elegerem o tal do Pacheco com uns 5 processos no STF acham, que ele irá abrir algum processo contra quem junga os dele?.
É acreditar que o vingador do Maranhão é hunk, tá mas pra Robin todos sabem, mas não querem falar.
Tamu lascado, cadê um Coronel do Exercito pra toma a frente, ser um líder, retirar esses genebras das 3 forças e renovar, limpar de dentro pra fora, até o último lesa pátria ser expurgado.
Nosferatu parece o Chefe do DOPS.
Prendia, torturava até largar os bofes e depois envia para casa (e continua monitorado).
Esse psicopata tem que ser parado.
Esse juiz do STF que “mandou soltar”(sic) um homem inocente que estava encarcerado de modo ESCANDALOSAMENTE ilegal e abusivo, teria necessariamente de ser responsabilizado na forma da LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE. Por que ninguém adota essa providência? Por que o Ministério Público Federal não “sacode as pulgas”? Por que os outros juízes do STF, principalmente aqueles dois indicados pelo Presidente BOLSONARO, não se manifestam contundentemente a respeito?
Esse tal juiz do STF que “mandou soltar”(sic) está destruindo vidas de inúmeras pessoas, sob os olhos acumpliciados de seus pares do STF, do Ministério Público, da OAB e do Congresso Nacional.
TUDO (TUDO) o que esse tal juiz do STF que “mandou soltar”(sic) tem várias facetas de ridícula ilegalidade!
Manda prender sem processo, manda prender sem julgamento, manda prender sem decisão definitiva (transitada em julgado), aplica multas sem pé nem cabeça, confisca o patrimônio das pessoas, zomba das instituições, zomba da Constituição Federal etc. etc.
E esse tal juiz do STF que “mandou soltar”(sic) continua IMPUNE….
Solto, porém preso. Só que em casa.
Foi tudo isso que algumas dezenas de senadores conseguiram com seus esforços. Quem mandou o Senado eleger o Pacheco presidente duas vezes?
Nada a comemorar de uma soltura sobre uma PRISÃO ILEGAL. A verdadeira questão está sendo covardemente não questionada sobre os atos ditatoriais que Moraes pratica sem controle na República (quase finada) Brasileira. CNJ não existe mais, MPF e PGR muito menos, OAB é puxadinho da Esquerda, Congresso é fantasmagoria morta vivo a habitar no Poder Público, jornalismo da Grande Mídia DEPENDENTE é porta voz do Lulismo… Estamos lascados!!!!
Parece que estão todos cegos e não querem enxergar. Irão implantar o comunismo socialista de qualquer jeito, com ou sem o congresso ou com a população querendo ou não. O vigarista cachaceiro foi plantado lá pra isso junto com toda corja. E aguardem, o careca será nosso carrasco.
A tortura voltou ao Brasil como forma de obtenção de “confissão” ou tentativa de “incriminação do inimigo”. Os brasileiros têm um ex-ministro da justiça injustiçado!!!
Ufa! Nosso pseudo Deus, num momento de lucidez libertou o inocente ex ministro. Quem sabe tenha está lucidez para revogar a liberdade do descondenado por seus pares.
Como o ex-ministro Anderson Torres NAO delatou nenhuma IRREGULARIDADE por parte de Bolsonaro (essa foi a intrnção. Levá-lo ao LIMITE). XERXES MAGNÂNIMO decidiu liberá-lo. É um escroque. Quem vai pará-lo? A impressao é q tem TODOS nas mãos.
Na sua magnânima e celestial grandeza de deus supremos no Olimpo da Súcia de Trambiqueiros Fajutos, deu a graça da meia liberdade de ima pessoa que não tem ideia do que está sendo acusado.
Manobras e cortinas de fumaça…M.O. do verdadeiro Marcola
Depois de ter lascado com o psicológico do Anderson Torres… E f.. é que vai ficar por isso mesmo. Eita, Brasil!
Cadê a OAB, e quem mais tem que ver esse caso e não se manifestaram? pelo visto realmente realmente vai ficar assim mesmo.
Meio solto, meio vivo…
Percebeu a m…. que fez, está disfarçando.
Uma verdadeira aberração jurídica…..
Quem tem c. Tem medo.
Tem razao, ja que temos medo de uma ditadura comunista no Brasil, temos que lutar com unhas e dentes contra os comunistas que estao no poder.