O ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, da área Internacional da estatal, recorreu ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 26, para anular todos os atos da Lava Jato contra ele.
Em uma petição endereçada ao gabinete do juiz do STF, Cerveró pediu que o magistrado dê a ele o mesmo benefício concedido ao empresário Marcelo Odebrecht, em maio deste ano.
Na ação, Cerveró cita os diálogos revelados pela Vaza Jato que, resumidamente, são mensagens trocadas entre o então juiz Sergio Moro e o então procurador Deltan Dallagnol, sobre o andamento das investigações.
“Esse vasto apanhado indica que a parcialidade do juiz federal Sergio Moro extrapolou todos os limites, porquanto os constantes ajustes e combinações realizados entre o dito magistrado federal e o parquet federal apontados anteriormente representam verdadeiro conluio a inviabilizar o exercício do contraditório e da ampla defesa pelo senhor Nestor Cerveró”, argumentou o advogado do ex-diretor da Petrobras, no processo.
O benefício que Nestor Cerveró quer de Toffoli
Há alguns meses, Toffoli concedeu a Odebrecht o benefício de anular contra o empreiteiro todos os atos da Lava Jato.
Toffoli afirmou que procuradores e Moro atuaram em conjunto, ignorando o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa “e a própria institucionalidade” em nome de objetivos “pessoais e políticos”, o que é “inadmissível em um Estado democrático de Direito”.
“O necessário combate à corrupção não autoriza o fiscal e o aplicador da lei a descumpri-la, devendo-se lamentar que esse comportamento, devidamente identificado a partir dos diálogos da Operação Spoofing, tenha desembocado em nulidade, com enormes prejuízos para o Brasil”, escreveu Toffoli, no despacho.
Leia também: “Mãe dos ricos”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 235 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Claro. Todos os comprovadamente ladrões da lava-jato estáo soltos e de volta “as cenas dos crimes” e ainda temos que ressarcir todos… LEMBREM-SE que a Lava-Jato somente começou a acabar, quando chegaram no nome do: “amigo do amigo do meu pai”… Porque será?
PRA CONSEGUIR O BENEFÍCIO, É SIMPLES. BASTA ENCHER A MALA.
Era o que faltava! LADRÕES AGEM COMO LADRÕES SEMPRE!