Na quarta-feira 19, Pedro Vaca, relator para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), recebeu um grupo de advogados, em Washington, D.C.
Compareceram ao encontro Paulo Faria, que atua na defesa do ex-deputado Daniel Silveira; Ricardo Vasconcellos, que cuida do processo do jornalista Oswaldo Eustáquio; e Carolina Siebra e Ezequiel Silveira, da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro (Asfav).
Durante a reunião com Vaca, os membros da Asfav revisaram denúncias de violações de direitos humanos de presos na manifestação de 2023 e falaram sobre o cerceamento à liberdade de expressão no Brasil, além de entregarem novos relatórios a respeito de abusos da Justiça aos manifestantes.
Já Faria deu mais detalhes do caso de Silveira. “Reforçamos o que expusemos em Brasília há algumas semanas, porém, com mais detalhes”, contou Faria a Oeste. “Vaca ouviu, anotou e disse ter recebido mais de cinco mil e-mails com denúncias, demonstrando surpresa com o volume. Foi uma visita positiva. Ressaltamos a urgência do relatório imparcial e urgente, diante de tantos abusos à liberdade de expressão.” Carolina acrescentou à coluna que Vaca não deu um prazo para o relatório final ficar pronto, diante da quantidade de queixas.
Quem é Pedro Vaca

Vaca é mestre em Direito pela Universidade Nacional da Colômbia e atuou como professor de Políticas e Direito dos Meios de Comunicação do curso de jornalismo e opinião pública da Universidad del Rosario.
Entre 2018 a 2019, foi instrutor no programa da Unesco denominado “Caixa de ferramentas para escolas judiciais ibero-americanas: treinamento de treinadores em liberdade de expressão, acesso à informação pública e segurança dos jornalistas.”
Vaca ingressou como relator da CIDH em outubro de 2020, para cumprir um mandato de três anos. Em setembro de 2023, a Comissão resolveu renovar o mandato dele até 31 de outubro de 2026.
Leia também: “Paulo Faria: ‘Advogar no Brasil do STF se tornou perigoso'”, entrevista publicada na Edição 255 da Revista Oeste
Confira ainda
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail noponto@revistaoeste.com.
O Sr. Pedro Vaca não tem prazo para fazer o seu relatório ?
Trabalhar sem metas é como ir à praia e não ter hora para voltar…
Estou torcendo para que o Vaca não vá pro brejo
Surpreso? Então o Brasil é o único a se defender de abusos? Ele não vê Cuba, Venezuela, Nicarágua? Surpreso? Fala sério.
Ele não está surpreso com os abusos em si, mas sim com as denúncias (dos “supostos” abusos, como diria Revista Oeste).
A resposta dele equivale a um “Nossa! É mesmo?”.
Não vai dar em nada…
🚨🌈💩 Suposto foi o cara que arrombou sua mãe , tão suposto que nasceu essa merda Villas kkkk